quarta-feira, 2 de março de 2011

Você tem o dom

Você tem o dom
jb.campos

Peço desculpas por falar muito sobre você, você merece, e o fato de tanta redundância é simplesmente para valorizá-lo, pois, nada pode ser mais valorizado do que você... neste mundo de tantas balbúrdias!
O grande lance nestes escritos é a pretensão de transmitir mensagens de auto-ajuda!
- E por que não?
Na boa intenção mora uma verdade!
- Por que uma verdade?
Cada um de nós... pensa e filosofa à uma maneira, haja vista que, existem muitas ideologias religiosas, resumindo... cada ser humano tem a sua verdade.
Temos de crer e praticar a crença da nossa verdade e, sendo assim acho de bom alvitre adotar o ecumenismo, respeitando a todos no amor fraternal.
Você possui o Dom!
Aliás, você é o próprio Dom, posto que a vida é um Dom de Deus.
Amigo leitor, Você e eu, somos cúmplices destas escritas, somente nós dois, falaremos um ao outro, travaremos um diálogo, e nesta interatividade vamo-nos fundir e, Você verá que temos tudo em comum, seus problemas são os meus problemas e os meus, são os seus.
Num diálogo coloquial, trataremos de alguns dos nossos problemas, posto que, somos seres humanos e, respiramos do mesmo ar atmosférico e, estamos sujeitos às mesmas paixões e virtudes, bebemos da mesma água produzida no planeta etc...
Demos as mãos e sigamos em frente e, a minha proposta é enfática, colocando-me à sua disposição, para trocarmos idéias sobre as resoluções dos nossos problemas.
Sabe, seria muito fácil... escrever no plural, onde dividiria a minha responsabilidade de autor com uma infinidade de outras pessoas... além de poder mostrar a minha pseudo humildade através da hipocrisia, porém, sem a menor preocupação, entrego-me à simplicidade de vida de escrevente, sem medo, sem rancor, sem ciúme, sem inveja, sem o menor compromisso de mostrar um trabalho e, por isto, ponho-me na transparência da sinceridade frente a frente com Você.
Espero, portanto, que eu e Você, tiremos grande proveito dos nossos diálogos.
Sucesso e, um abraço apertado de um autor, que lhe ama com amor fraternal.
Sem o pudor de amar e, com a sinceridade e a inocência de uma criança!
Campos

O DOM.

Amigo leitor, Você tem o Dom...
Amiga, Você pode!
Amigo e amiga, Vocês podem!
Quero conversar intimamente com Você que, neste exato momento lê meus pensamentos... transladado para este papel virtual, ou impresso, portanto, não necessito dizer-lhe que também os extraí de outros pensamentos.
Você é especial para mim, porque eu penso ser Você, pela dedução lógica, tenho então a maior estima por Você!
Você pode ser jovem, velho, negro, amarelo, branco, macho, fêmea, saudável, doentio... e, já que confessei a Você que me vejo enfaticamente em Você... então tenho profundo amor por Você!
Por esta minha simples maneira de pensar, eu acho que, Você pode!
Vou perguntar a Você, aliás, faço-lhe uma pergunta milenar:
- Caro confrade e viandante deste mundão de meu Deus, qual é o seu maior objetivo nesta vida?
Você poderá pensar mil coisas, tais como: bens materiais, sucesso, saúde, bela família etc...
Eu vou simplificar para Você... qualquer um de nós, em resumo, chegará a uma única resposta:
- Quero ser feliz!
E Você é, e pode!
Eu estou escrevendo no singular, porque já me fiz exposto a Você e, virei-me ao avesso, estou escancarado com minhas vísceras expostas, sem a menor cerimônia, e na simplicidade de uma criança, vejo-me no direito de despir-me de qualquer arrogância e preconceito.
A nossa conversa, deve ser simples, pois, a essência da felicidade está na simplicidade de um bom coração, no olhar alegre de uma criança, na paz transmitida pelo pensamento que, se alegra no bem-estar do seu irmão.
Você vai ficar cheio de tanto ler aqui, que Você pode!
A mim, pouco me importa, pois, estou escrevendo aquilo que gosto e, já que sou Você, então...
Você é o grande privilegiado ser, que Deus colocou sobre a face da terra.
Preste bem atenção a estes assuntos de extrema simplicidade:
Este livro vai concitá-lo ainda mais, a atingir o objetivo do seu desejo, posto que, Você é o mais agraciado dos seres viventes deste planeta!
É muito simples, a natureza é muito rica em sua sabedoria. Veja Você... no deserto do Saara, como exemplo, onde oscilam temperaturas quase irresistíveis, a vida ali é extremamente difícil, mas, com certeza não será ao beduíno, ao camelo, ao réptil que rasteja sobre e sob a areia quente, onde pode-se fritar ovos...
O sol escaldante que, mataria qualquer desprevenido ser que ousasse desafiá-lo, não o faz com os animais que por lá habitam.
A longanimidade, ou seja, a bondade da mãe natureza; foi preparando essa espécie de seres viventes, adaptando-a para a sua sobrevivência e preservação.
Agora, como eu sei perfeitamente que Você é um grande cooperador da natureza, então eu também sei que: Você pode!
Foi pensando nessa sua força, que me predispus a escrever eternamente, se for o caso, para que, fazendo Você feliz, me faça também!
Eu quero, neste momento vê-lo feliz e trabalhando alegremente, já que, acho ser este o grande sentido da vida, ou seja: a diversão que o trabalho traz a Você!
E, Você começa logo pelo deserto do Saara, Você remove uma parte de toda aquela areia e ergue um enorme castelo, e para isso saiu à cata de materiais naturais, imensos blocos de pedras, como aqueles que Você usou nas pirâmides.
Até chegar onde chegou, Você já lutou um bocado até encontrar o oásis que, por conseqüência matou a sua sede e está fornecendo-lhe muita água.
Você já pegou aquele sol escaldante e transformou suas partículas em energia solar.
Através dessa energia Você, após, furar profundos poços artesianos, irriga também enormes plantações e delas colhe frutos maravilhosos.
E vou parar por aqui, pois, se fosse falar das pirâmides, ah... daria pano para manga.
Enfim, amigo Você é dono de uma inteligência invejável.
Você é o único ser, que pode modificar a natureza, com consciência!
E, se Você pode modificar até a natureza, então – O que Você não pode?
Nas horas mais difíceis da sua vida, aquelas em que Você sobreviveu às guerras, pelas quais, Você comeu até alguma porcaria, porque a fome era grande demais, mas, Você está aí, Você é um forte e sobreviveu.
Você pode ser um leitor semita, que sobreviveu aos guetos nazistas e, porque Você sou eu, então...VOCÊ PODE!
- Ou seria Você um sobrevivente de Biafra, ou do Vietnã?
- Ou... talvez um ariano injustiçado por um crime que não haja cometido?
Você demorou muito tempo, até que construiu um poderoso foguete e, foi à lua. Que façanha!
Mas, antes disso tudo, Você já havia feito o avião, o rádio, a televisão, o telefone e, se fosse aqui relatar tudo o que Você já fez neste mundo, aí sim, perderia até a graça, não faria outra coisa a não ser relatar seus fatos passados, mas, vou falar do seu presente e do seu futuro.
Apesar dos pesares, no presente momento, Você está lutando aguerridamente para a sua sobrevivência, mas, estou convicto de que Você jamais desanimará, justamente por se lembrar do que Você já construiu...
A sua bondade e gentileza são contagiantes, porque Você se doutrinou para ser assim, apercebendo-se de que o amor que der ao seu irmão o receberá de volta, portanto, durante o decorrer da sua existência prestou muita atenção ao grande e sábio ensinamento dos seus antepassados; amar ardentemente a si próprio, para depois ter a devida capacidade de amar alguma outra coisa, que fundamentalmente é o mesmo que: "Amar o próximo como a si mesmo"!
Quero deixar bem claro aqui... Você também já há muito, abandonou a hipocrisia, daqueles que se fazem de humildes e não reconhecem que a lei é universal, pois, somente dando é que se recebe e ponto!
Você tem consciência e, se doa sem esperar retorno, mas, não bate em seu peito inchado pela acre jactância da ignorância, como santo religioso... porém, reconhece peremptoriamente que, o retorno é inexorável!
Agora só nós dois, e eu fremindo ao pé do seu ouvido:
- Alguém pode com Você?
Eu que fiz um trato com Você de aqui, ao menos aqui, praticar a humildade... já começo a querer poetizar diante dos seus feitos, com alguns verbetes diferentes, como o verbo fremir, mas, Você entendeu perfeitamente que eu quis dizer; falar baixinho, sussurrar etc...
Acontece que, VOCÊ PODE, E QUEM PODE, PODE!
Você deve estar encafifado com essa minha fala de que VOCÊ PODE!
Acontece que, Você é precavido e por isso Você consegue dirigir a sua vida dentro do equilíbrio natural, sendo que, o seu irmão também têm muitos atributos que lhe conferem os mesmos privilégios seus, mas, como fatalista que é, espera que Você faça para ele.
Você sempre ouve a sua voz lamuriante a dizer: É o destino, "não cai uma folha de uma árvore, sem que Deus queira"!
E, Você como sujeito inteligente, já percebeu que o mundo do seu irmão é diferente do seu... ele adora se maldizer, ele fica feliz quando lhe acontece algum entrave e, o que é pior, ele fica tiririca quando tudo lhe vai bem.
Na sua sabedoria, Você se fez mestre nestes assuntos, e dentro daquela peculiar atitude de mansidão Você sempre está disposto a ajudá-lo, mas, isso depende mais dele do que de Você...
Então Você foi talhado para vencer, portanto, VOCÊ PODE!
Você também não ignora que, se Você é o vencedor, alguém tem de ser o fracassado!
Bobagem, apenas uma questão de retórica, na realidade nem uma coisa nem outra, pois, na sua sapiência Você diria: vencedor e menos vencedor à óptica de cada filosofia.
Você é mesmo um sábio, nestas questões de "ser ou não ser, eis a questão", plagiando o grande Shakespeare, e faz-me uma pergunta:
- Escriturário, no atual momento... um paupérrimo coveiro enterra um arquimilionário... quem é o vencedor?
E, então Você mesmo responde:
- Ambos, depende da visão de cada um!
E de lambuja me narrou um conto:

HOMEM DE SUCESSO

Dr. Artêmio, homem de sucesso...
Seu trabalho... dezoito horas por dia.
Aos sábados e aos domingos, somente oito horas.
Férias, quase nunca.
Suas palavras são comedidas.
Não bebe, não fuma, não come carne vermelha.
Não ri, enfim é pudico e abstêmio...
No momento parece estar descansando...
O féretro será amanhã às catorze horas!

Voltemos ao seu, ou, nosso irmão auto desvalido, auto piedoso etc...
Claro que estas comparações jamais servem a Você, porque Você pode!
Veja que coisa interessante, mesmo nós dois desejando ardentemente a felicidade do paraíso e, lutando para isto se realizar, até porque, já sentimos o seu gosto aqui nesta vida.
Jamais ousaríamos tirar o diabo do inferno, pois, lá é o seu paraíso, onde ele reina com seus poderes mefistofélicos...
Quando Você pensou em fazer o telégrafo, ele, aquele irmão desanimado, desgostoso de tudo... se opôs de imediato, afirmando que isso era impossível, mas, Você riu e foi em frente e, o seu invento salvou muitas vidas e Você somente pode ser feliz por isso.
Você não conhece a derrota, a vitória está entranhada em Você!
Eu até sei que, Você acaba de ser despedido do seu emprego e, o seu querido irmão ranzinza ficou feliz por isso, pois, acha ele que, Você é mais um a engrossar a fileira dos desempregados.
Será que ele ainda não aprendeu que, isso jamais vai acontecer com Você, ele não consegue ver que, Você não gosta, e não se dá bem com essa situação?
Você não vê, não tem a capacidade dele, de enxergar com muita clareza o desemprego. Você por não ver o desemprego, passa a mão numa enxada e vai capinar, mesmo que seja quase de graça, mas, não vê o desemprego, ou seja: Você se desvencilhou dessa lavagem cerebral que infelizmente ataca a maioria incauta.
Você não desconhece os fatos e nem se nega a isto, mas, procura ser um observador de fatos, e desta forma vai aprendendo o que é a vida e seus reveses e, como já dissemos, ninguém devia se desesperar mais do que Lúcifer que, sendo o que nos ensinaram, deve estar se amargando no lago de fogo, mas, parece que lá ele é rei e, não quererá deixar o seu reinado...
Então Você aprendeu a ver que o sofrimento das pessoas, e até mesmo pela justiça divina, se faz mister à elas.
E Você na sua sabedoria aprendeu que, ao cuidar das dores dos seus irmãos através do seu Dom, não presta mais atenção às suas dores.
Você, sendo criativo como é, não vai ficar olhando cair dos céus, ou esperando que, a minoria vá fazer por Você, não, pelo contrário, Você faz parte da minoria vencedora.
Outro dia Você me falou que, uma pequena porção em dinheiro, ou seja uma fração do Produto Interno Bruto, ou melhor dizendo a sua somatória (P.I.B. - Mundial), acabaria com a miséria do planeta.
Lembra-se, quando num bate-papo informal, Você me falava do poder da massa e que... se ela soubesse disso e não se adaptasse tanto ao sistema de meia dúzia de seus irmãos... Ah! - O mundo seria diferente!
Naturalmente... Você está na frente da maioria, já que é possuidor dessa consciência!
Você outro dia, deu-me uma aula ao dizer-me, que o futuro será administrado por todos em um, bem como, um em todos!
Como falei anteriormente, Você venceu as guerras, e reconstruiu cidades que foram derribadas pelas batalhas, e, em muito pouco tempo.
Quanto ao seu emprego, Você vai dar um jeito, por coisas muito piores Você já passou, vencendo-as.
Enquanto o seu irmão não resiste e se entrega às drogas, Você alegremente vive sem elas, e, sei perfeitamente que Você jamais se vangloria, rejeitando, ou tripudiando sobre o seu irmão.
Você sabe que a sua matéria é muito frágil, como a do seu semelhante e, por esse motivo, jamais se orgulha da sua capacidade de conviver com as dificuldades.
Eu me lembro perfeitamente de quando Você começou, humildemente foi aprendendo e guardando aqueles velhos ensinamentos que a vida lhe proporcionava.
Há um bom tempo... Você me contou uma passagem da sua vida:
Você então, trabalhava para um senhor arquimilionário e, ao descrever a beleza de sua residência, fascinou-me sobremaneira, realmente fiquei encantado com tanta fartura e conforto daquela mansão.
Jardins maravilhosos, talvez, somente Nabucodonozor na sua Babilônia possuísse tanta ostentação.
Você ressaltou um fato importante para mim, disse-me Você que, o seu patrão era um homem justo e bondoso.
E, até me exortou dizendo que, fazia-se muita apologia em cima da pobreza, pois, sendo Deus o Senhor de todas as coisas, jamais poderia se alegrar na pobreza de seus filhos.
Até citou naquele momento, alguns personagens bíblicos que, foram extremamente ricos como os reis da antigüidade, que serviam a Deus a exemplo de Salomão, Davi, e tantos outros.
E... não me esqueço de que Você também falou sobre as igrejas e os servos de Deus de hoje e, que são extremamente ricos, haja vista, papas, bispos, pastores... são realmente ricos, ricos em latifúndios e em grana mesmo!
Discorreu sobre empresários religiosos e suas fabulosas fortunas, mas, lá bem no meio deles, dos religiosos, não faltam os plebeus que, gostam de ser plebeus e, quando lhes falta a miséria... eles não podem murmurar contra os que recebem as bênçãos de Deus.
Sim... Você falava-me do seu patrão que, nem religioso era, apenas usava o bom-senso, praticando o bem, uma coisa que Você fez questão de frisar foi; ele era extremamente trabalhador.
Fiquei impressionado, quando Você pergunta-lhe o porquê dele gostar tanto de trabalhar, e ele pacificamente lhe responde, não trabalho meu filho, divirto-me.
E, aquele homem de sucesso era muito conservado, em sua saúde física e mental.
Pudera, com tanta diversão, qualquer um vive muito e feliz.
Bem, voltando aos jardins daquele lugar privilegiado como Você, como Você o é.
Porque, Você pode!
Já quase ia me esquecendo...
Vocês traspassaram aquele lugar encantador e chegaram a um depósito repleto de mercadorias de todas as ordens, Você havia afirmado-me que ele era o maior comerciante do local.
O acúmulo de mercadoria ali era tanto que, ele chamou o seu administrador e mandou que ele suspendesse todas as compras. E, concluindo o assunto ordenou que fizesse a maior liquidação de estoque possível.
Você, agora aparvalhado, ou melhor, sem entender muito bem o porquê daquela atitude, posto que, Você se colocara no lugar de patrão milionário, achando que aquela riqueza poderia se duplicar etc...
Mas, o administrador pensou e falou por Você:
- Com todo o respeito que o senhor me merece, por que está tomando essa atitude?
- Meu querido companheiro de longos anos, já antevia seu pensamento, o qual, é realmente normal, pois, no seu lugar não pestanejaria, faria a mesma pergunta, portanto, amoravelmente lhe respondo:
- Já estou encanecido, portanto, o que farei com tamanha riqueza?
Quero que essa liquidação se realize rapidamente para poder distribuí-la aos pobres e, jamais seria injusto com Você meu grande amigo e irmão! – O seu quinhão já está separado!
Lembro-me como se fosse hoje, Você me explicou que, encanecido traduz-se em envelhecido, apesar do ancião aparentar-se jovial para a sua idade...
Então... Você começa entender a grande sabedoria do seu patrão, que lhe falou:
- A Você que é jovem e, tudo pode, um dia será como eu, terá duzentos pares de sapatos e não poderá usá-los de uma só vez, enquanto, o seu irmão anda de pés desnudos, ou descalços.
A vida é sábia e nos dá aquilo que realmente necessitamos, por ser assim, um grande homem nos tem ensinado há dois milênios que, os lírios dos campos se vestem tão bem que, "nem o rei Salomão em toda a sua glória vestiu-se como a um deles sequer". - Frase do Mestre Jesus, o Filho de Deus!
Você, nesse seu jeito poético e brejeiro ainda me disse que, o velho ancião emocionou-se ao dirigir suas palavras aos seus funcionários, como se sentindo já meio atrasado naquela missão de distribuir seus bens...
E, logo mais o grande império já não existia.
Aquele senhor lhe estimava como um verdadeiro pai, se é isso mesmo que entendi, revelação feita pela sua própria boca e, fiquei realmente tocado quando Você relata que, ele lhe tinha como filho, e Você, na reciprocidade de filho tinha-o como pai, e ele lhe diz:
- Não se aflija meu filho e siga-me...
Agora, Vocês caminham lentamente e conjeturam entre si, sobre a vida e sua passagem rápida.
Outra frase empolgante do velho, foi a que pronunciou quando Vocês subiam a escadaria que precedia o escritório, não sei pronunciá-la na sua íntegra, mas, enfatizava a vida até seu último arfar cansado, ou seja, até o seu último suspiro.
Explicava ele que, não era exatamente a sua idade já avançada que o fizera tomar tal atitude, pois, se tivesse de começar tudo novamente, o faria com a maior satisfação, pois, o seu grande prazer foi o trabalho e, continuaria a trabalhar!
Você é o grande culpado por eu, seu amigo, agora quase íntimo, repetir esta frase: Você pode!
Mesmo porque, o seu patrão disse-lhe seguidamente, repetidamente e redundantemente que: Você pode!
Você conta então que ao adentrarem no escritório, lugar que fora de tantas confusões e correrias, agora sobre seus olhares paira uma brisa de paz profunda, como se fora o nirvana, a bem-aventurança, como explicar... com palavras reles, talvez orgasmo...
Você então me confirma o que eu já imaginava... aquele senhor lhe ensina o intróito, ou melhor, a porta de entrada para o sucesso na vida:
- Você meu querido companheiro de alguns anos, neste momento, está tendo tempo, bem como eu, para sentirmos um pouco de paz e, o aroma da mãe natureza invade nossos sentidos, não que ela não tenha feito isto todos os dias das nossas vidas, enchendo-nos com a sua riqueza natural, mas, nós não tínhamos tempo para senti-la na sua profundidade.
- A grande riqueza... está na compreensão de que estamos nesta vida para o aprendizado de construir riqueza também... literalmente falando.
- Então, a Você lego apenas o meu aprendizado, nada mais lhe dou, a não ser esta cartilha que guiou a minha vida.
Você ainda me disse não haver gostado muito da pseudo injustiça do seu patrão, mas, como Você esteve, e está preparado e, pode, aceitou aquela proposta com a maior resignação possível.
Eu me lembro ter-lhe dado os parabéns pela sua bela atitude... – Lembra-se?
Você teve a hombridade de me revelar um pormenor da sua vida, lá dos idos da sua juventude... quase infantil, Você era apenas um office-boy, lá da empresa e, um dia ao entrar no escritório do seu senhor, ficou extático, quando ele lhe trata como um pai trata o filho e, então Você adquiriu a coragem de lhe pedir uma chance para melhorar profissionalmente.
A resposta foi incontinenti:
- Sim... meu filho terás a chance!
Ainda Você me disse, não haver dormitado naquela noite, tal o sonho que sentia de progredir.
Então volto a falar do seu irmão que, jamais aceitaria esse seu privilégio, com certeza, se acharia aviltado no seu sentimento e pediria algum cargo de diretoria, mas, é bem por isto que Você pode!
Você ainda tolerou pacientemente o seu cargo de serviçal por alguns anos, na sua humildade soube entender e esperar, pois, sendo tão jovem, não poderia ascender, ou seja, subir tão rapidamente.
Mas, agora é chegado o grande dia... o seu patrão já cumprira com suas promessas, e Você já ocupava ao menos um lugar de confiança no seu coração.
Você interrompera a nossa conversa muito educadamente, por motivos óbvios, pedindo para continuar numa próxima oportunidade e, acabou tirando o doce da minha boca, mas, tentei ser tão paciente quanto a Você na sua história.
Um novo encontro e, Você me colocou no mesmo patamar em que houvera postado como aprendiz e, agora eu, sentindo-me totalmente discípulo a ouvi-lo, e aprendendo, e o mais importante de tudo, ganhando a maior riqueza do ser humano, a sabedoria para poder vencer na vida e, olhe... estou ávido praticante de tais ensinamentos.
Repentinamente, o seu patrão lhe diz:
- Como houvera prometido, vou lhe dar o sucesso...
Você agora... muito entusiasmado com a oferta, pensou em soma de ouro, ou coisa semelhante, como acontecera com o administrador, porém, como convivera longos anos com o velho, pautou a esperar pela sua fala:
- Você convivendo com as empresas e sua parafernália, pôde aperceber-se de que setor era o mais importante?
Você então, titubeou... e respondeu evasivamente:
- Todos são importantes!
- Concordo com Você, qualquer prato de comida pode ser saboroso se for bem temperado, pois, se lhe faltar apenas o sal, ele se tornará insípido e desagradável ao paladar. O sábio e provecto ancião, referia-se implacavelmente ao Dom!
Eu, escrevente das suas palavras, recordo da simplicidade, às vezes a empáfia, ou o orgulho, faz com que o ser humano passe por cima daquilo que é o mais importante.
Então o nababo senhor lhe diz:
- Fiquei nababescamente rico, porque jamais desprezei o maior Dom dado ao homem, aplicável em qualquer setor de sua vida...
Após Você me explicar que nababo significa rico, bem rico... Você continua a sua narrativa:
- E... qual é o nome que se dá a esse Dom?
- Você, com a esperteza que lhe é peculiar, terá de descobri-lo!
Então Você me contou, que tornou-se um enxadrista, ou seja, jogador de xadrez, ou melhor ainda, teve de quebrar a cabeça por longos dias na esperança de descobrir o que já usava o tempo todo.
Bem, muitos encontros mais Você teve com o seu mestre, até que Você resolveu falar sobre o seu Dom divino que se usa em qualquer setor humano.
Portanto, a profissão mais "vulgar" do ser humano.
É por isso que, Você pode!
Você quando vai ao médico, Você é carismático, e muito educado, apreciando as atitudes desse profissional, ao adentrar na sala de espera, Você docilmente toma posição de cavalheiro, de cortes, de ser humano com polidez profunda para com o seu próximo...
Então Você pode!
A sua amabilidade transcende aos parâmetros da normalidade, Você acaba por usar aquilo que a ciência costuma chamar de primeiro décimo mental.
Você ao mínimo esboça o sorriso marcante da sua personalidade.
Quando sai da sala de espera e adentrando-se ao consultório, espera a licença do profissional e, jamais, bosteja sobre medicina, ao menos que Você seja um exegeta da área médica e por grande humildade não me tenha revelado.
- Que grande Dom é esse?
Agora eu lhe pergunto, e Você amavelmente desloca o assunto com grande maestria de mestre, e eu percebo a sua sutileza e espero, logo se me revele esse Dom glorioso.
- Lembra-se, de quando Você me levou até uma palestra em que Você seria, e foi, o orador?
- Confesso que, ali quase descobri...
Você concitava o povo ao sucesso geral, e eu pensava com os meus botões, sucesso geral seria o ápice do supra-sumo.
Seria algo semelhante a Deus.
E, Você mais uma vez tem a razão, pois, sendo leitor de bons livros, leu a Bíblia e encontrou nas palavras do profeta e rei Davi, lá nos seus salmos onde ele enfatiza que "somos deuses, filhos de Deus"!
E, de lambujem, temos nas palavras de nosso Senhor Jesus a mesma alusão aos seres humanos!
Agora entendo por que Você pode!
Você é nimbado de fé e, soube traduzir as palavras de Jesus dirigidas àquele enfermo, quando lhe disse: "Vai em paz, a tua fé te salvou"!
- Assim é covardia, esse Dom é a Fé!
Você então, sabiamente me responde:
- Sim a Fé é um grande Dom!
Continuo na berlinda, Você ainda não me respondeu incisivamente...
Hei de descobri-lo!
Outro dia bebericávamos uma cerveja, na mais pura descontração dos deuses, Você resvala e me revela... apesar de resvalar... eu pensei haver entendido...
Mas, me fiz de desentendido somente para não desagradá-lo.
Notando sempre na sua fineses, é burrice demais da minha parte não vislumbrar o seu glorioso Dom, que o tem feito vencedor, principalmente na sua vida profissional.
Suas conquistas são demasiadamente grandes, Você realmente treinou aquilo que lhe estava latente, aflorando-o para o sucesso integral.
Através desse Dom, no Egito antigo foram efetuados os grandes negócios, que produziram tantas riquezas desmesuradas, como se faz atualmente nas Américas, Europa, etc... Ele é nato e imutável na sua essência, sofrendo variações de indivíduo para indivíduo através do aprimoramento.
Você que usa bem esse Dom, sabe como inibir suas emoções, mantendo-se completamente tranqüilo diante dos problemas diários, pois, para Você... resolver problemas deve ser a coisa mais gratificante e, por isso Você lidera e, lidera com liderança inabalável, o seu carisma é realmente grande.
Há uns seis meses, conversávamos... e Você falava-me sobre relaxamento profundo, explicando-me como se fazer uma viagem astral, portanto, com o seu corpo inerte, o seu psicossoma em exomatose sai direcionado para os lugares em que Você deseja que ele vá.
Aí então fiquei embasbacado, sem saber se Você falava do grande Dom e o argüi:
- É esse o caminho para o grande Dom?
E, Você me respondeu laconicamente:
- É um dos caminhos!
Agora associando negócios com essa tal... viagem astral, começo a traduzir que... orar pedindo aos deuses, nossos irmãos, de acordo com o que Você me ensinou anteriormente, penso que, o grande Dom é o da religiosidade, talvez a beatitude pregada em alguma das tantas igrejas dos dias atuais.
Certa feita Você me exortava a nunca desanimar, seguindo as leis naturais da vida, pois, para que pudesse sentir o dia teria de conhecer a noite, e veja só que coisa simples e óbvia, portanto, ao receber um não, Você nos ensina que a próxima etapa é irreversível, à do sim!
Você deixou claro que, quem cultiva esse Dom, jamais se irrita e, é paciente e sabedor do retorno, sendo que, na natureza existe o sol e a chuva, o calor e o frio, portanto, é somente equilibrarmos nossos afazeres conforme a intempérie.
Você, é grande sabedor dessas coisas e praticante, então realmente, Você pode!
A criatividade é a alavanca principal deste dote, é como a impressão digital, ninguém é igual a Você, portanto, Você torna-se especial, quando diz a mim... que eu sou especial, nessa atividade nada substitui a sua maneira de pincelar a tela da arte de bem-viver, bem como o seu cinzel é insubstituível, a sua arte é impar. Somente Você poderá cultuar o seu Dom e, Você é sabedor de que, todos sem exceção, possuem essa gloriosa dádiva divina.
O grande Dom que construiu o mundo.
O Dom do Poder!
Estou de pleno acordo com Você, quando me diz que, nos dias de hoje pode quem sabe saber... ou, quem sabe o que deve saber!
Assim como existe uma quantidade enorme de analfabetos, não podemos negar a presença dos "sábios analfabetos"...
O poder que emana do povo, que é realmente o maior engodo apregoado pelo poder, com raras exceções, emana dos "doutos analfabetos" do poder.
Quando Você, corajosamente despejou esse desabafo na sua prédica, ou seja, naquele discurso, o fez com muita propriedade e, é somente olharmos para a classe "inteligente" e dominante, o poder, e sentimo-nos envergonhados por ela, porque o seu grau de instrução é de elevada mediocridade...
Se assim não fora eu vô-lo teria dito...
- Olhe meu irmão, a miséria humana assolando a nossa porta, simplesmente porque a maioria é cega, como Você já se referiu, ela não tem consciência do seu poder.
E, estou de pleno acordo, quando Você chama o poder de mais cego ainda, pois, prega o amor e pratica o ódio e principalmente o cinismo!
- Com tanta sabedoria assim, por que eles, nossos "sábios" governantes não acabam com a miséria?
Mas, Você pode!
Você não se deixa abater por essas coisas que permeiam a sua vida, o povo gosta, o poder deseja, então existe um minoria ainda menor, onde se insere Você, pronta para a construção de um mundo melhor e mais justo.
A sua grande riqueza é aquela do dever cumprido, Você deita e dorme sem peso na consciência e sem a mínima necessidade de se apropriar de alguma coisa de alguém, isso é o seu maior galardão, que muitos chamam de orgulho.
Você venceu na vida, com o seu trabalho árduo, mas, gratificante e honesto.
Pelo que estou entendendo, Você se especializou nesse Dom que diz possuir...
Se for aquilo que estou desconfiado... ele indubitavelmente alavanca o progresso, sendo que, uns usam-no para o mal e outros para o bem.
Você acaba de me dizer que a vida é um Dom divino e, que devemos vivê-la em toda a sua plenitude!
- Às vezes me pego falando em público e, com uma eloqüência que, confesso não ser minha e, aí fico pensando, de onde vieram aquelas palavras e me apercebo ser o Dom. Isto Você me contou outro dia, repisando quase que as mesmas palavras, pois, Você não se lembrou, mas, estive naquele seu discurso, e foi maravilhoso, quanta inspiração.
Inspiração, eis outro componente imprescindível do nosso Dom, sem a inspiração... esse Dom fica esmaecido, desanimado, quase fenecendo diante dos nossos interlocutores.
Dá aquele abrimento de boca, começa-se a bocejar, como se estivesse sem dormir por muitas noites e a apatia toma conta do ambiente.
Estou jogando com Você, tentando vaticinar o futuro, querendo adivinhar esse Dom que, Você tanto deu ênfase nesse nosso papo...
Porém, aprendi que, nada se oculta aos olhos de Deus, então pago para esperar, um dia com certeza, ele me será revelado, apesar de imaginar sabê-lo, quase com certeza.
- E aí... Você vai continuar somente me ouvindo?
- Estou esperando que Você ensine-me um pouco mais da sua sabedoria, que Você teima em dizer-me, na sua humildade, que não é sua, e sim, dos deuses.
- Seria então que, Você ao se referir aos deuses... torna-se um deles?
- Sim... Jesus disse aos seus discípulos que, iria ao Pai e lhes enviaria o Espírito da Verdade, O Espírito Consolador, O Espírito Santo, que os acompanharia até à consumação dos séculos, amém!
A Trindade está sempre presente com Você... e por este fato: Você pode!
Diz-me Você que, na transfiguração de Cristo, Jesus tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar, e orando, apresentaram-se a Ele os espíritos de Moisés e Elias e falavam entre si. – Bem... e a narração continua no livro de São Lucas, capítulo nove, versículo vinte e oito em diante... Na Bíblia, no Novo Testamento.
Fala-me humildemente... querendo explicar que o Dom pode ser orientado pelos espíritos conhecedores profundos sobre ele, embasado nas aparições, dos quais, nos fala o Novo Testamento.
O possuidor consciente deste Dom maravilhoso, sai vazio para o seu trabalho, desvencilhado completamente, livre e solto como uma pluma apoiada, protegida e endereçada pelas lufadas divinas.
Retomando ao Mestre Jesus, que disse ao seu povo: "Apresentai-vos a mim vazios, para que eu vos encha".
O detentor deste Dom desenvolvido, anda levemente, jamais se preocupa com a concorrência, mesmo porque, ele se considera tudo em todos e por assim dizer; a própria concorrência.
Ele jamais implora pelos bens materiais e sim pelos etéreos, sabendo que, estes são duradouros... e jamais despreza os bens plasmados em matéria, tendo a consciência plena de que, estes devem ser administrados pela sua mente, considerando-a sutil, impalpável, invisível e de força descomunal, incomparavelmente superior às forças atômicas, também invisíveis com poder desmesurado e até destruidor, podendo estraçalhar com o planeta e seus habitantes.
Na realidade, sinceramente já não sei mais quem está aqui falando... se Você, eu, os deuses, ou se a unicidade cósmica, mas, que Você é o pivô principal destes relatos... não há a menor dúvida e, bem por isto: Você pode!
Atento estou, prestando muita atenção nessa sua conversa, já que, ela simplesmente refere-se ao Dom maravilhoso e, nele está contido o pensamento, a palavra, o conselho, a paz, o amor... Estou achando que, esse Dom é o Amor!
- Amigo escriturário... Você está longe de acertar, pensei que Você estivesse mais próximo, nada, mais nada mesmo, compara-se ao AMOR!.
O Amor é a síntese de tudo, até de Deus!
Você pode pegar o livro mais sagrado de que Você tenha conhecimento e, lá verá que está escrito: Deus é Amor!
Este Dom de que, nós nos referimos, poderá estar inserido no amor ou no ódio, dependendo da sua interpretação.
Mas, como Você está disposto a usá-lo dentro do amor, então será sempre um ser humano extremamente bem sucedido!
- Agora, atônito pelas suas sábias palavras, lhe agradeço do fundo de minha'lma!
- Nessa sutileza de palavras está contido o Dom!
Ele já foi confundido com milagre, sucesso, simpatia, paixão, inteligência, sabedoria, técnica, cultura, estudo, fé, certeza, confiança, criatividade, racionalização, organização, eloqüência, verborragia, prosaísmo, beleza, carisma, bondade, perspicácia, sutileza, mentira e verdade... mas, estes verbetes não passam de simples elementos que compõem essa maravilha, o Dom!
Junte-se todos estes elementos e acrescente alguns outros e mais os de ordem etérica, excluindo os maldosos e Você chegará até ao verdadeiro Dom.
Agora eu digo... Você pode!
A fé e a esperança, que redundam quase na mesma coisa... são atributos necessários, são dentes dessa engrenagem que movimenta os negócios do planeta.
A Fé é a estrela vespertina que guia os seus passos, guiou os reis magos ao encontro com o Messias.
Você confiou-me confidências, como aquela do sorriso... quando a sua cegueira ultrapassava às raias do seu entendimento.
Você era uma pessoa, taciturna, carrancuda, sisuda e assustadora, embora já possuísse um enorme coração.
Teve de mudar radicalmente de atitude, sendo tradicionalista por imposição da educação familiar, sofreu ao mudar de personalidade.
Você não ria nunca, mas, um dia ao deparar com alguém de sorriso largo e de sucesso, impressionou-se, mas, estava refratário com a tal ignomínia, o sorriso lhe parecia pecado, por favor, não se ofenda, foram suas estas palavras...
Pensou:
- Que mal há num sorriso cristalino?
- E se me informasse sobre o belo sorriso... com o seu próprio dono?
Amedrontado e suando frio, aproximou-se fazendo a pergunta àquele que desenvolvera o Dom.
A pergunta reverberou como se fosse um grande elogio, àquele que não tinha esta necessidade.
Qual a sua surpresa... o simpático Senhor Sorriso lhe convida para aquela, que fora uma inesquecível visita em sua casa e, lhe ensinou a graça de doar a própria graça ao seu irmão às vezes combalido e desvalido pelas lutas renhidas do dia-a-dia.
E aquele sorriso que lhe é peculiar, resplandece na sua face o amor, através do Dom..
O Senhor Sorriso também lhe ensinou a humildade, repetindo um provérbio eclesiástico do rei Salomão: "Por onde a humildade passa a honra já passou".
Por esse simples motivo, Você pode!
Pois, Você já se fez honrado!
Onde Você chega, a sua aura expande-se fulgurante como o brasão de um fidalgo, e as portas se abrem, e os grandes negócios são expostos aos seus pés, pois, a sua humildade é carismática e contagiante.

Você um dia me ensinou uma oração:

Deus meu, peço-te, que me nimbes do teu amor, para que o Dom que, a mim me foi dado por Ti, jamais se apague do meu coração.
Dê-me a consciência de poder cultivá-lo, pois, Tu me ensinaste a vê-lo dependente do meu total esforço pessoal.
Porém, deste-me entendimento para discerni-lo como o Dom da sobrevivência, tendo de, cultivá-lo na santa sabedoria, ou maculá-lo na ignorância da maldade.
Fizeste-me ver que, não nasci para a derrota, pois, sob minha verve transita o sangue da bem-aventurança, companheira inseparável do sucesso!
Fizeste-me como a água cristalina do riacho, insulada na mata virgem, porém, aos pingos constantes, fura a grande rocha da dificuldade.
Concedeste-me a persistência que auxilia o Dom, a paciência que espera pela maturação do seu fruto benfazejo.
Fizeste-me entender que, vivo na eternidade e o Dom é imprescindível ao meu viver,
Agradeço-te, Divina Majestade, e persistirei até a ultima curva desta minha vida, aplicando o Dom em prol do sucesso, mesmo porque, após a curva, terei nova partida na eternidade.
Tiraste do meu vocabulário a palavra derrota, e jamais capitularei diante da vicissitude, o Dom me manterá vivo, pois, ele é um regalo, um prazer imensurável.
Andarei com a sutileza da víbora, trocando de pele, para não permanecer no mesmismo da mediocridade, porém, jamais abandonarei a simplicidade da pomba para que o Dom se desenvolva cada vez mais em mim!
Resumindo, Senhor que esquadrinha nossos rins e a profundeza dos nossos corações, peço-te aquilo que se pode considerar acima do Dom, uma porção do teu eterno Amor...
Amém!

Depois de Você me ensinar esta oração, fiquei por longas horas meditando sobre o Dom...
E Você que, pode! Acabou narrando-me uma história da sua vida, ativando minha mente de tal maneira que extirpou minhas dúvidas, fazendo-me consciente do Dom latente em mim.
- Lembra-se de quando, Você se tornou um relações públicas?
Bem, contava-me que, visitava uma empresa de enorme conglomerado industrial e, essa firma situava-se no outro lado da cidade...
Você percorria uma grande distância para chegar até àquela empresa.
Visitara-a, há vários meses, até que, num belo dia, Você acenou com o desejo de almoçar com o seu contato que, se chamava Régis.
E... o convite fora bem-vindo e, Você tomou o devido cuidado em deixar para o seu contato escolher o restaurante e ele o fez, porém, Você sendo muito matreiro, no bom sentido, tomou a precaução de que aquele almoço fosse após trinta dias àquela conversa.
É por isso que, eu afirmo: Você pode!
Então Você investiu na criatividade, como já foi dito: ela faz parte preponderante do Dom.
Antes do dia marcado, Você discretamente saiu do outro lado da cidade e por várias vezes foi almoçar naquele restaurante.
Fez amizade com o manobrista de carros.
Ficou amigo do faxineiro.
Fez questão de conhecer o maitre e seus garçons, e foi tão eficaz que conheceu e pediu humildemente ao gerente que, separasse uma mesa em local estratégico e privilegiado, e deixou aquele almoço pago, incluindo gorjetas e outros pormenores...
Chega o grande dia e, Você apanha Régis, e discretamente o conduz até o restaurante, e chegando lá... Você começa a dar o seu espetáculo, porque, este também, confunde-se com o Dom.
Adentrando no estacionamento, e encostando o carro, foi imediatamente assediado pelo manobrista que lhe diz:
- Olá doutor Marcos... E, Você na sua simplicidade lhe retribui:
- Como vai José, como está passando Maria, e Manuela está namorando ainda com Deoclécio?
E, este fato corriqueiro que Você armou com o manobrista, repetiu-se com os garçons até à gerência que lhe privilegiou com o lugar estratégico no salão etc...
Quando Vocês retiram-se do local sem que, Você desse gorjetas e muito menos pagasse alguma coisa... deixou Régis com a pulga atrás da orelha.
Até hoje Régis não lhe fez nenhuma pergunta, mas, tornou-se muito mais amistoso com Você.

Ah! – Então esse é o Dom... o Dom da VENDA!

A maior profissão que existe, porque, quem não vende jamais é um profissional em qualquer área da atividade humana.
Você é um vendedor nato!
Você pode!
Para o bom vendedor nada é impossível, mesmo porque, o bom vendedor vende aquilo que ele acha ser a mais pura verdade.
O pregador, queiram ou não, aceitem ou não... vende a sua religião, crendo ou não nessa sua venda! O professor, na sala de aula torna-se um líder se, for aquele vendedor cheio da carisma.
E... ninguém escapa a essa verdade.
Você já me confirmou com a clássica pergunta:
- Amanuense... Você já ouviu a frase: vender o corpo, ou prostituir, e ainda usou a antiga frase: a prostituição é a mais antiga profissão de se vender o corpo.
Então, Você pode mudar até a roupagem, querendo camuflar aquilo que é usado em todas as profissões, a venda!
Como médico, seja um bom vendedor.
Como farmacêutico seja um bom vendedor.
Como gari, seja um bom vendedor.
Como domestica, seja uma boa vendedora
E assim por diante...
Mas, por favor vendam a verdade... aquela verdade que faz Você crer que é verdade, sinceramente.
No início dos nossos escritos, ora eu, ora Você... falávamos, fiz-lhe uma pergunta muito usual entre humanos:
- Qual o seu maior desejo? – Lembra-se?
E Você foi categórico, como qualquer um de nós seria, ratificando a minha resposta:
- Ser feliz!
Agora que Você me fez ver que, o sucesso integral está, ou é, a própria arte de vender, conduzindo-me até a profundidade deste Dom maravilhoso e, recordei-me de Esaú, vendendo a sua maior riqueza, que era a benção que o progenitor dava ao filho mais velho, o primogênito.
Esaú vendeu a sua primogenitura a Jacó por um prato de feijão a moeda daquele momento... entre os dois barganhadores.
O Dom desenvolvido lhe concedeu incrivelmente uma desenvoltura impar, o famoso e conhecido jargão: "jogo de cintura".
Você nunca diz não!
Quem não lhe conhece pensa estar-lhe ensinando e, Você sutilmente se faz ótimo aluno, e aprende ensinando...
Como usuário constante da venda, Você é poderoso, porém, no seu poder refinado e quase etéreo, Você manda sem que se faça notar, a sua manipulação é quase inconsciente, às vezes nem Você mesmo se apercebe.
Isso é lindo demais, é Dom da natureza.
Substituiu a jactância, pela simpatia da simplicidade verdadeira e crê piamente nessa sua atitude!
Alguém até reconhece em Você um ser iluminado.
Onde Você chega, demonstra ser um elemento catalisador de seres humanos...
Até os animais lhe adoram...
Já nem mais precisamos repetir que, Você pode!
Apesar de lhe fazer tantos encômios, bajulações, e Você jamais se envaidece por isto... porém, vejo que não é paternalista, limita-se a ensinar com grande amor, mas, não executar a prática... ao seu aprendiz... Retornando ao seu irmão, lá do tempo em que Você era contínuo... e comentei sobre o seu amargo irmão que, talvez não aceitasse o cargo de office-boy e reivindicasse o de diretor etc...
Pois bem, essa casta de pessoas ranzinzas, mal-humoradas, mesmo recebendo tudo, não agradece e nem se sente feliz.
Você me fez ir aos classificados dos jornais e, pesquisei sobre a venda em geral...
Ratificando aquilo que Você me houvera dito: "quem não vender, realmente não poderá se tornar um bom profissional.
O profissional que não vender estará fadado ao fracasso!
E, já que o assunto é profissional, veja então, se Você não tem razão... peguemos um burocrata, um contador, e analisemo-lo, já por si só, tem uma profissão solitária, mas, se este profissional ao tratar com o seu patrão e, com seus subalternos terá de falar e, se o fizer com deselegância, não há a menor dúvida que logo será despedido.
Porém, se for comedido, respeitador, alegre e feliz com a contabilidade, mesmo que, esta esteja em estado falimentar, dando graças a Deus por tudo, apesar dos pesares, um dia será lembrado como um sujeito legal.
Pensemos então no psiquiatra... aquele cara orgulhoso, senhor de todo universo e sabedor de todas as coisas, terá de deixar a profissão rapidinho, mas, aqui vai uma ressalva: a tendência desse profissional é ser bom em venda, já que vem de uma escola de vendedores natos.
Você pode e, é psicanalista natural, Você indica, tolera, ensina, deixa transparecer alegria e felicidade, é por isso, que as pessoas gostam de ficar perto de Você...
Complementando o assunto: Classificado, pude ver que pede-se: engenheiro-vendedor, advogado-vendedor – médico-vendedor etc... E no geral o que mais se pede é vendedor!
Percebe-se então que, na mais dolorida recessão de um país o que mais se pede é vendedor.
Aliás, quanto mais crise, mais vendedor é solicitado.
Começo compreender também que desenvolver o Dom, é enfaticamente um sacerdócio.
Quando Você vende, Você manda, imagine como subsistiria um empresa sem as suas vendas?
Nesse grupo avançado de pessoas, também existe a facção de minoria e, se Você fizer parte dela, Você realmente é poderoso.
É benquisto, pois, ao chegar será notado, transmitindo o prazer da sua presença, exalando segurança ao ambiente, posto que, nada pode sobreviver sem venda, ainda mais, tratando-se de uma empresa. Ao lado em que se dirigir encontrará com ela, a venda.
Dois padeiros que vendem, e por lei da própria natureza, não vão empatar nas vendas dos seus pães...
Portanto, um sobreporá o outro, então, um deles está vendendo melhor, pode ser desde a sua simpatia à sua higiene...
Você, não confunde a venda com blá-blá-blá, é astuto, sempre estudando as atitudes e gosto do seu cliente, um verdadeiro psicoterapeuta.
Ouve muito e, faz pergunta provocativa, concitando-o a falar e esperando resposta, para saber se portar ante o seu figurante, no simples afã de agradá-lo.
Agradar também tem limites e traduções, mas, Você conhece essas medidas, pois, nem sempre aquilo que é possível ao seu cliente deve ser conveniente a Você.
Aí então... "quando um não quer, dois não brigam".
Você sabe dizer não, sempre dizendo sim!
Você sabe entender os paradoxos na simplicidade destas metáforas.
O seu corpo fala e, fala muito bem, a sua eloqüência e inexorável, tomando sempre posição numa erudição descontraída perante o seu interlocutor, que está sempre pronto a comprar as suas idéias, e quando compra-se idéias leva-se também o produto.
A sua alegria de viver é contagiante, porque Você vive o hoje, aprendeu a enxergar somente o agora, não é capaz de regredir ao passado e nem vislumbrar o futuro, é consciente de que, o futuro é a conseqüência do presente, e o passado poderá somente trazer-lhe o sofrimento.
Portanto, Você não sofre por antecipação!
Você me suporta hoje, sabendo que sofrerei a metamorfose do amanhã, onde com plena certeza, pedirei desculpas a quem, já não possui o sentimento do rancor.
Somente Você pode! – Estes atributos aqui descritos não é para qualquer caga-regras, pois, neles inclui-se doses de grande perspicácia e sabedoria.
Você sabe que, não é para qualquer um.
Você está sempre pronto para aplacar a ira do seu cliente.
A mídia atual valoriza o Dom de vender, trocando-lhe o nome, a um vendedor ela chama de apresentador, a outro de locutor, operador, cantor, marqueteiro, evangelista, pregador, bispo etc...
Troca-se o recipiente, mas, o conteúdo é o mesmo!
Estando escrevendo, estou radicalmente vendendo!
Lançando o meu olhar, estou vendendo!
Você já disse-me que: a maior conquista é uma venda!
Qualquer ser humano maldoso pode vender o medo, a dor, a guerra e, sinceramente recuso-me a continuar com este assunto esdrúxulo e estapafúrdio, ou no mínimo bizarro! Não se esqueça... Você pode!
A Você foi dado o poder de vender o bem ou o mal...
Exultamo-nos, amigo-irmão e leitor por ter motivado estas escritas, Você na sua sabedoria escolheu vender o bem, porque Você pode!
Não se preocupe com a informática e internet, pois, ao mínimo Você será um vendedor virtual!
Você já é, e pode!

Sucesso!
Sucesso!
Sucesso!

Dom - dádiva divina

Descubra o seu Dom, e maravilhe-se com ele!
Há pessoa que, detém dentro de si um negativismo de tal monta que se acha incapaz de realizar qualquer feito, dizendo-se desprovido de qualquer habilidade.
Mentira pura!
A vida é um Dom de Deus, portanto, somente o fato de se encontrar nesta vida, já o torna um verdadeiro vencedor, e todo o vencedor vence porque é dotado do respectivo Dom que o leva ao pódio.
Um hábil esportista, somente o é, pelo simples fato de ser vocacionado para o seu esporte.
Façamos uma comparação simplória: um jovem obeso, que pese muito acima de sua faixa etária, jamais poderia jogar futebol com a mesma destreza daquele que tem o Dom para ser jogador e, esteja exatamente dentro do seu peso ideal.
Existem homens adiposos com seus dons maravilhosos nas artes e nas ciências, então não se desmerece nenhum gordinho deste mundo...
- Dom, como explicar esse fenômeno milenar concedido ao homem pelo beneplácito divino?
Podemos presenciar desde os primórdios da humanidade essa benesse fantástica dada ao ser humano.
Ao visitarmos as pirâmides do Egito e suas intrincadas construções, ficamos pasmos, posto que há milênios existiram seus construtores, seus sacerdotes, seus artífices, e seus artistas na concepção literal da palavra, e o administrador geral, o tão decantado faraó.
Cálculos matemáticos se fazem presentes nessas construções da antigüidade.
De onde surgiram esses cientistas?
O Dom se manifesta mais claramente nas artes, porém, na ciência o Dom se faz mister e presente, como poderíamos contraditar as teorias de Albert Einsten, o homem que fora reprovado várias vezes nos vestibulares de sua época e, tornou-se o homem mais inteligente do seu século?
Eureca... achei! - Ninguém acha uma idéia simplesmente, não, há de se ser dotado de algo mais, alguma força oculta, as quais denominamos de dom, milagre, benesse divina, vocação etc...
Temos vistos médicos, e outros profissionais acordarem plenamente que, a ciência não explica muitos fenômenos da natureza, pessoas que literalmente examinadas e radiografadas, portanto, doentes terminais, retornam aos seus médicos que, atônitos não acham palavras para as devidas explicações e apelam ao milagre divino, ao constatarem não mais estarem com suas respectivas enfermidades.
O homem hodierno acha-se muito sábio, defendendo suas teses, considerando-se mais evoluído do que seus ancestrais, até porque detém títulos e mais títulos tirados de muitas universidades da face da terra...
- Será que ele é mais evoluído mesmo?
Ratificamos, até mesmo a ciência aparece em forma de Dom natural, basta vermos alguns fenômenos infantis, que dispensam completamente lápis, papel e calculadoras modernas, e como num passe de mágica fazem cálculos intrincados mentalmente, ou de cabeça, como se costuma dizer, e isto deixa bem esclarecido que Deus deu dons aos homens.
Em contrapartida existem muitos marmanjos e doutos respeitados senhores que, não se lembram de algumas tabuadas, e que deveriam levar umas "tabuadas" nas suas cabeças, para deixarem suas jactâncias.
Nascemos dotados, quantos músicos aparecem do nada, com a vocação maravilhosa de tocar vários instrumentos.
Cantores surgem afinados, desenvolvendo fantasticamente este Dom mavioso e magistral.
O livro sagrado, a Bíblia, nos fala muito sobre os dons dados por Deus aos homens, o famoso dia do Pentecostes se faz testemunha nos escritos bíblicos, onde o Espírito de Deus invadiu os corações de seus filhos, manifestando os dons através da promessa de Jesus aos seus discípulos, e falavam em línguas estranhas, e praticavam curas, e muitos milagres eram denotados neles etc...
Mas, deixando de filosofar, vamos analisar as pessoas de hoje em dia, muitos são dotados de dons abismantes, que a nossa pobre ciência vem bostejando sobre o assunto, apenas em tese, porque na prática mesmo, ninguém pode imaginar de onde aparecem esses dons que transformam em fatos.
Existem as técnicas para aprimorar aquilo que é nato no indivíduo, porém, quem é bom no Dom que possui, com certeza já nasceu feito.
Haja vista os fenômenos do futebol, entre milhões de candidatos, apenas alguns realmente sabem jogar bola, e isto começa lá na várgea, num cafundó qualquer do nosso grande Brasil, celeiro deste entusiasmante esporte.
Muitos escrevem, porém, poucos têm o Dom de transmitir e de agradar o leitor.
O mecanismo mental de um repentista, é algo estonteante, formando frases e rimas de maneira inteiramente improvisada, isso é um Dom inegável, que ninguém pode explicar, bem como todos os dons...
Falemos um pouco da eloqüência, ela está na fala do sacerdote, do pregador, do filósofo, do professos, do animador de televisão, do político... nada importando as qualidades morais dessas pessoas, porém, o Dom da palavra é convincente, inebriante, aliciante etc...
Este Dom maravilhoso, fez de Jesus, o maior ícone da salvação ocidental, haja vista o número desmesurado de igrejas, sendo conduzidas pela eloqüência de seus pastores.
O poder da palavra é tamanho que, muitos políticos mentem descaradamente e convence o povo a lhe dar o voto, e lá se encontra novamente para continuar ludibriando "legalmente" o seu povo, e sua pátria.
Existem os homens da palavra, que fazem uso dessa prerrogativa, sem a menor cerimônia, são oportunistas, haja vista um causídico, chamado de "bom" intercessor dos safardanas, que advoga em prol dos sacripantas milionários, e com suas artimanhas acabam provando a pseudo honestidade de seus réus, colocando-os à solta.
Neste particular, temos pena dos pobres, que não podem contratar um bom advogado, e mesmo inocente vão amargar anos na prisão, até por engano da magistratura etc...
Há muitos presos que já cumpriram suas penas e, no entanto, continuam aprisionados, infelizmente o ser humano possui o Dom do malefício também, pois, esses profissionais não estão preocupados com os problemas alheios, apenas o que realmente lhes interessam são seus honorários advocatícios.
Mas, é inegável o fabuloso Dom da palavra, aliás, é o mais poderoso Dom dado ao homem que, faz seu uso para o bem, ou para o mal.
Imaginemos o estrago imensurável conduzido pela palavra de "Hitler" - o monstro que surgiu na Áustria, indo comandar a Alemanha, e por pouco não comandou o mundo, pela persuasão de suas palavras.
Vemos nas velhas películas, seus discursos inflamados, movimentando a massa ariana, inteligente raça, que caiu mas malhas das teias da maldade nazista.
Infelizmente, esse poder eloqüente geralmente é dissimulado, e o engodo impera na boca dos imperadores da terra, e o povo nada enxerga, apenas obedece esse poder.
Dons - dons - muitos dons foram dados aos homens...
O poeta, tira de dentro d'alma suas palavras que envolvem os sentimentais, os enamorados, os lúdicos, mais um Dom maravilhoso, que mexe com o imo dos seres humanos.
A visão, é um Dom que pode mudar as situações da vida humana, pois, quantos enxergam além dos outros, percebem as resoluções de muitos problemas, daí liderarem as mudanças que se fazem necessárias, são espécies de salvadores da pátria.
Os grandes inventores da humanidade, foram seres privilegiados, pois, todas as descobertas foram benéficas aos homens, quando usadas corretamente para o bem.
O grande Dom é, aquele que ajuda o ser humano ajudar outros seres humanos, mestres que simplesmente vê com a maior facilidade a solução de problemas que estão avassalando e dilapidando a saúde e a própria vida humana.
São pessoas especiais, possuidoras de dons raros de desvendar os mistérios da vida.
São os clarividentes, chamados pela ciência de paranormais, ou popularmente de bruxos, santos, mestres, e um cabedal enorme de adjetivos qualificativos.
A visão e a fala, são os primeiros dons que governam nossas vidas, no trabalho temos lá o nosso chefe para nos comandar, fazendo-se coerente, ou simplesmente despótico e ríspido com suas nefandas palavras, usando o Dom da expressão facial jungido à expressão corporal, até porque o corpo também fala.
Na mídia, junta-se um amontoado de dons humanos para convencer telespectadores que se identificam com seus ídolos, ilusoriamente colocam-se como eles, e no âmago de sua mente, os vê como seres divinizados, acima de todos os demais, aqui um amontoado de dons vence as barreiras da comunicação.
Há também, aqueles seres iluminados com o Dom da sabedoria e do discernimento para enxergar essa dissimulação construída no afã de tirar proveito da humanidade.
Voltando à música, você pode ter ouvido absoluto, e ser totalmente desafinado para cantar, ou transmitir aquilo que você ouve, embora alguém possa contraditar esse fato.
Ao ouvir um maestro solfejar, poderá sentir o quanto ele poderá ser desafinado, no entanto, não deixa escapar o som alado de uma mosca a zumbir sobre sua orquestra.
O cão possui um Dom natural de ouvir em outra freqüência, que o homem não pode perceber, e isso o faz um excelente guarda, o mesmo acontece com o seu olfato, outro Dom dado a ele pela mãe natureza.
Temos os dons etéreos, estes são os primordiais aos nossos bons desempenhos como verdadeiros filhos da luz.
Os iluminados transcendem à natureza humana, sua evolução está acima da normalidade e, por assim ser se nos parecem desequilibrados, então fica claro que, tudo aquilo que está fora da nossa pobre normalidade torna-se para nós anômalo, e o desequilíbrio é enfaticamente nosso, por desconhecermos suas verdadeira vertentes.
Um mensageiro da paz, vem para este plano para cumprir uma missão referta de dons, e principalmente com o maior de todos, o Dom do Amor.
A sua presença é onusta do bálsamo que alivia nossas dores, sua presença expande a cura da mente e do físico humano.
Seus dons por mais incompreensíveis que sejam, são irretorquíveis, posto que, contra fatos não há argumentos.
Os grande luminares da humanidade sempre foram incompreendidos e trucidados pelos seus beneficiários, pela mais pura ignorância de não se aperceberem dos bens que vieram trazer ao nosso atrasado planeta terra.
O Dom da audição, é um dos mais brilhantes que existem, sendo que é muito difícil saber ouvir com paciência e tolerância os nossos irmãos necessitados de extravasar suas emoções, ou chorar num ombro amigo, e todos nós necessitamos deste ombro, queiramos, ou não, muitas vezes o nosso orgulho quer impedir que reconheçamos a nossa falível fraqueza de pobres mortais.
Os artistas são dotados de dons, ao menos do seu específico Dom, o escultor com o seu cinzel e o seu buril, faz da pedra bruta a imagem de alguém que fora dotado de seu Dom também, chegando ao ápice da perfeição fria, quase dando vida à sua escultura, e vislumbra sua obra imortal, apenas esperando-lhe a fala, a voz, que Deus com certeza negou, pois, este Dom é seu, o de dar vida...
O pintor, dá vida à sua natureza morta, ou traz para fora da tela com seu pincel e sua tinta o sentimento da sublimação divina.
O acadêmico, já traz na sua visão fantástica o perfeccionismo, muitos tem um noção extraordinária da anatomia humana, e quando a desenvolve chega às raias da perfeição.
A habilidade manual é, algo de muita magia, vejamos um cirurgião plástico, que pode transformar completamente a face de uma pessoa envelhecida, ou deformada por um acidente...
Então perguntamos:
- De que lhe valeria seus estudos, se não possuísse habilidade manual à um verdadeiro gênio da arte humana, com o sério agravante de não poder errar?
No lado humanitário existem aqueles dotados dos nobres dons de cuidar da saúde de pessoas e animais, pois, na nossa casa fica terminantemente proibida a visita de quem não goste de gatos, posto que minha amada e velha esposa tem ao mínimo uns quinze gatos, e alguns cães, aos quais dedica-se de corpo e alma, e eu a respeito muito por isto, embora não tenha essa maravilhosa vocação.
Há os resignados que, vivem junto à mais degradante vida de pessoas enfermas, com o fito de ajudá-las, e o que seria dos pobres doentes se não existissem essas pessoas com esses dons?
O mundo está cumprindo o seu papel, não podemos conceber os déspotas que ainda existem como sempre existiram, são as mais cruéis criaturas que fazem uso do poder para a guerra, que dizima milhões de vidas inocentes...
Seus dons são necessários e providenciais na ordem cósmica, eles não sentem o mínimo remorso, ou arrependimento de seus feitos, até dando-nos a entender que, seus lacaios fazem parte de um contexto, e são algozes necessários no aprendizado humano.
Quem nasceu vocacionado para militar a vida de soldado, irá morrer nessa vida, muitos galgam cargos até de generais, e se necessário morrerão guerreando, embora no atual momento, para se fazer guerra há os mísseis que devastam qualquer resistência que possa se lhes opor.
Dons são os desígnios da humanidade, bem parecidos com destinos, pois, uns matam e outros curam.
Uns brigam, e outros rezam.
Dom pode ser interpretado como destreza, jeito, habilidade, capacidade nata etc... então com ele pode-se fazer o bem e o mal.
O Dom de falar e persuadir é o mais usado para se fazer o bem e o mal.
Um conselheiro do bem pode modificar a vida de seu semelhante, evitando a hecatombe na vida de alguém desesperado, bem como o conselheiro do mal pode levar uma nação à mais escabrosa desgraça, como acontecera com muitas facções políticas que mudaram o rumo das nações e do mundo.
Nas artes configuram-se sobremaneira o Dom do homem, muitos estudiosos ficam boquiabertos por denotarem tantos talentos na música, artes plásticas, esportes, arte oratória, artes que deixam a ciência esnocada, já que ser cientista deve ser mais fácil, depende de esforço e aprendizado, já no Dom das artes, muitos nascem com suas habilidades.
A arte da dramaturgia, da comédia, quem é expontâneo nestas artes, leva enorme vantagem, não pode existir nada mais frustrante do que subir num palco, e sem o respectivo Dom, expor-se na execução de uma comédia, e aperceber-se de que a platéia não está satisfeita com sua atuação...
Aliás, a arte de fazer rir é difícil se o ator não for dotado de dom nato, que o faz talhado para tal façanha.
O Dom da visão mercantilista faz de muitos homens, poderosos milionários que, não fazem senão ganhar e aplicar, podendo possuir muitas alternativas profissionais, porém, foram feitos para isto.
Não existe coisa mais tacanha como a de viver num centro tumultuado de uma megalópole, porém, os maiores profissionais desta vida, lá estão vivendo, cuidando de seus interesses, pagando um preço muito alto por isto, mas, não abandonam seus dons.
Assim como um engenheiro agrônomo por opção profissional, vive em lugares plausíveis do campo, uma vida saudável, segundo os especialistas, mas, a saúde somente será integral quando se está satisfeito com aquilo que se exerce com alegria profissional, resumindo, a felicidade está no nosso interior, pouco importando onde estivermos.
Com todo o nosso respeito, mas, existem aqueles dons excepcionais, a exemplo de um médico legista, que se depara quotidianamente com cadáveres pútridos, e este profissional dotado deste desejo insofismável de cumprir o seu dever, estará sempre alegre e sentindo o maior prazer em dissecar corpos humanos.
Assim como o coveiro que alegremente enterra em covas rasas, ou de qualquer profundidade, e cumpre esse ritual "macabro" todos os dias de suas "mortes"...
No Dom existe uma força atrativa, pela qual o indivíduo segue seu caminho com satisfação...
Quantos pais forçam seus filhos a trilharem seus caminhos e, frustram-se posto que jamais vão praticar aquilo que prepararam para eles.
Na mídia aparecem muitos dotados de dons, mas, existem uma infinidade de personagens desconhecidos, verdadeiros gênios.
Infelizmente, as máquinas estão tomando os lugares dos humanos em seus trabalhos, e vemos nas filas de desempregados; médicos, advogados, e outros profissionais. submetendo-se à vagas de garis... e ser lixeiro, não é menos desagradável do que ser legista, depende somente do ponto de vista e do gosto pessoal de cada um.
Temos talentos escondidos, não tendo sua devida chance de mostrar ao mundo o seu verdadeiro Dom... é uma pena, mas, sempre foi assim.
É feita um lavagem cerebral em massa, para que as coisas mais tacanhas e retrógradas apareçam nos lugares das refinadas, até porque será bem mais fácil faturar com esse sistema que nada acrescenta a não ser o mesmismo, se é que a mesmice acrescenta alguma coisa.
Usam-se o corpo feminino para atiçar a chanha masculina, ou seja aproveitam da libido para se ganhar dinheiro, que redundando... nada mais é, que o simples Dom da procriação natural da espécie humana.
Então brincam-se com vidas humanas, e o mundo cresce assustadoramente através desses dons fomentados pelos incautos do prazer, e crianças morrem de fome pelo desregramento mental humano, que usam desse Dom maravilhoso para chafurdarem na lama da concupiscência...
A profissão mais antiga da face da terra, dizem ser a prostituição, bem... algum motivo muito sério há para que ela exista, apesar das conseqüências danosas que ela pode trazer ao ser humano.
Os dons devem ser canalizados de maneiras coerentes, como já aventamos, ele nos são natos, tendemos a usá-los em todos os momentos do nosso dia-a-dia, são de necessidades prementes.
Existe um Dom maior, que é o Dom do discernimento, da sabedoria, e quando dizemos sabedoria, não queremos fazer grande apologia sobre o sábio deste sistema caótico pelo qual vivemos, não.
As escolas do mundo terreno, estão aí para o mercantilismo, bem como o analfabetismo está para vendar a mente humana, para que os pseudo grandes homens do sistema tirem proveito próprio da miséria dos pobres sofredores.
Os homens usam seus dons para fazer guerras, e morticínios.
Vejamos o banditismo dos últimos tempos, engendrando as formas mais sofisticadas de ludibriar, saquear, roubar e matar, através de seus dons mefistofélicos, até se nos parece auto defesa, já que o sistema é o primeiro a provocar sua mente malévola propiciando-lhe o desemprego em massa, e substituindo-o pela máquina.
O sucesso é um Dom almejado pelos homens, que concentram-se de corpo e alma sobre ele, querem porque querem o sucesso, mas se esquecem de que lhes custarão um preço, então temos de ter o Dom da consciência, e buscarmo-la com veemência, se quisermos o Dom da alegria e do prazer de viver em paz, que é indubitavelmente a maior riqueza que pode existir em forma de Dom divino.
Desenvolva o seu Dom de Paz, caro leitor, cara leitora, estar em paz independe do que você é, ou representa à sociedade, essa bem-aventurança, esse nirvana não é um dom comum, não, é o maior de todos eles, pois, é referto do mais completo desvencilhamento mental, que inibe o sofrimento.
Se você pensar bem, verá que para alcançar essa dádiva, terá de trabalhar muito em prol do seu próximo, e para tal terá de fazer uso do AMOR, este Dom é imprescindível à qualquer felicidade que se possa imaginar.
O Dom do Amor é, o vínculo da perfeição!
Disse o apóstolo Paulo que, se tivesse todos os dons existentes, mas, não tivesse o do Amor, nada lhe adiantaria na ordem cósmica, nada seria, pois, o Amor tudo crê, tudo suporta, e é sobretudo tolerante e perdoador!
Temos vistos pessoas muito versadas e cultas, com seus títulos dependurados nas belas paredes de seus escritórios, verdadeiras vitrinas de conhecimentos, e, perdoem-nos a franqueza, não passam de cavalgaduras plenas, sendo pessoas estúpidas, chumbadas em seus pedestais, onde se prenderão por muito tempo, até ganharem a devida consciência cósmica de que não passam de pobres mortais... são extremamente infelizes, e prepotentes, muitas chegam ao desvario de cometerem até o suicídio, coitados, não souberam aproveitar bem o seu maravilhoso Dom de assimilação e inteligência, se perderam nos seus próprios conhecimentos, e não enxergaram que eles nada são perto do conhecimento cósmico, realmente é uma pena.
Se isto não fora a mais pura verdade, este mundo não seria tão maltratado pelos seus sábios governantes que, investem na desgraça e na pobreza, onde uma porciúncula de vilões da humanidade, dentro de suas "togas", matam crianças e velhos de fome e outros ultrajes, infelizmente são dotados de dons malévolos.

DESENVOLVA O DOM DO AMOR PARA CHEGAR AO DOM DA PAZ!

- Por que problema se parece muito com desgraça?
Costume malévolo de considerá-lo como algo muito triste...

- Que tal se considerarmos um problema, um jogo...

A exemplo do futebol, que maioria do mundo parece gostar, e até de jogar, mas poderia ser o boxe, o judô, enfim... qualquer um deles é de quebrar ossos, e são adoráveis esportes, muito lucrativos...
- Então, porque você não vê seus problemas como um jogo esportivo e, não joga para ganhar?
Que tal uma tabuleiro de problemas intrincados, como o jogo de xadrez, onde os enxadristas quebram suas cabeças com prazer inusitado, pois, estão ocupando seus tempos preciosos num entretenimento.
Há quem vá constantemente se lamuriar ao psiquiatra, há quem vá se confessar ao padre, ou até fazer a unha numa manicure, ou no salão de beleza se refestalar em profundas fofocas.
Temos aqui várias modalidades de jogos...
Queira-se ou não, jogar, é resolver problemas, e a vida é cheia de problemas.
Ao se nascer para esta vida, começa uma enorme tormenta de problemas.
A gente se vê plenamente dependente dos nossos genitores, e fica à suas mercês, ao deus-dará de suas vontades.
Até desejamos resolver nossos problemas, porém, somos sobremaneira dependentes, nos nossos primeiros dias de vida, nada podemos resolver, porém, como o passar dos meses, começamos a resolucionar o primeiro problema, o da inércia, e iniciamos as primeiras etapas dos nossos jogos.
Logo aprendemos que, espernear e gritar no berço, onde permanecemos deitados, dão resultados perfeitos, nossas pajens se preocupam com nossas alucinantes atitudes, e nos enlevam nos seus colos, e aos poucos vão ajeitando nossas ansiedades e tudo fica do jeito que queremos.
Assim passamos a vida resolvendo problemas, até que um dia teremos de resolver um problema econômico, que é o de cuidar do nosso enterro, ou melhor; alguém terá de resolver esse problema final para nós, que além túmulo continuaremos a resolver problemas na eternidade, que aliás, se faz presente...

“Há males que vêm para o bem”
As vezes um problema mal resolvido, pode ser a salvação da lavoura.

O importante na vida, é jogar, ou correr atrás de nossos sonhos, que é formado de ações, ou de problemas.

O seu problema, pode ser a minha solução, no bom sentido...
Digamos que eu seja um fornecedor e você um cliente.

Fornecedor = solução.
Cliente = problema.

Em outras palavras, o cliente vê no fornecedor a solução de seu problema, e concomitantemente o mesmo acontece com o fornecedor que vê no cliente a sua solução.

Saiamos do profissionalismo e, digamos que eles trocam favores, o que lá no fundo é extamente isso mesmo...

No mais puro sentido das duas frases, são trocas de favores, porém, o cliente tende a ser o mais favorecido, no tocante prerrogativo de poder exigir mais do fornecedor que, depende de seu pedido para sobreviver. No entanto, na fritada dos ovos, todos somos vendedores e compradores, já que neste mundo somos dependentes do sistema humano de sobrevivência, ao se ser funcionário, é o que basta para que se esteja vendendo algum serviço, enquanto, agora o comprador é, o empregador.
Não se assuste, a vida é exatamente um grande jogo, e consequentemente de intrincadas soluções e, obviamente de equações, ou de problemas, ou seja, um grande quebra-cabeças!

Aproveite a sua vida jogando e ganhando, e quando perder faça bom uso desse aprendizado...

Atente para o tripé da felicidade:

Problema – Solução – Satisfação.

Se você está prestes a abrir um negócio, seja ele comércio ou indústria, então vá colocando uma coisa verdadeira na sua cabeça, você será um resolutório de problemas, e será com eles que você vai ganhar muito dinheiro, bem como alegria, e até equilíbrio emocional etc...
Agora seu grande jogo será o seu negócio, e sinta-se bem por isso, sentir-se-á útil, e inteligente, então poderá passar muitas horas em profundas distrações, e já que estamos falando de jogo, pergunto-lhe:
Para que serve o ato de jogar?
Obviamente, para o entretenimento!
Faça de todos os momentos de sua vida sua psicoterapia...
Comece-se conscientizando do velho ditado:
“O cliente sempre tem razão”.

Jamais discuta a sua razão, porém, use de sutileza para tratar desse delicado assunto.
Organize-se de modo a saber realmente qual o seu desejo, sua meta, seu alvo, seu foco e seja objetivo, não divague pulando de galho em galho, não macaqueie, pois, um dos galhos poderá se quebrar, e você já deve estar imaginando o que irá acontecer.
Haja com determinação!
Aliás, a palavra problema se nos parece assustadora, porém, é a grande motivadora da vida humana.
Além, de todos os itens acadêmicos que neste livro serão citados, que por suas vezes serão pelanamente dedutivos e lógicos, há a famosa intuição, desta faz parte a criatividade, sendo a peça imprescindível do jogo do seu negócio.
Resumindo: as soluções de seus problemas podem ser dedutivas e lógicas, ou puramente intuitivas.
Voltando ao problema, existem aqueles que na realidade não chegam a ser precisamente problemas, apenas alguém arruma-os para seus próprios deleites... como se, fôssemos traduzir o provérbio:
“Fulano está procurando chifre na cabeça de cavalo”.
Podemos citar os grandes procuradores de problemas, que se deram muito bem, legando-nos grandes inventos, vejamos: Grahn Bell com seu telefone, Marconi com seu telégrafo, Santos Dumont com seu avião, Henry Ford com seu automóvel e tantos outros inventores que modificaram profundamente a vida humana...
Veja amigo, quão necessário se faz o problema na sua vida, sem ele, a monotonia solaparia a sua saúde psicossomática.
Agora, você poderá enxergar nessa desgastada palavra problema, um sentido motivador de alegria, pois, resolver o seu maior problema, sem a menor dúvida, é realizar seu sonho, seja ele qual for.
O seu sucesso está plenamente atrelado ao seu problema.
O que é, vencer na vida?
É simplesmente resolver aquele problema que você criou!
Posto que, você poderia permanecer na inércia, deixando o barco correr solto, como é o caso da maioria humana...
Vamos filosofar um pouco:
Você pode não gostar de filósofos e poetas, até por que, dá-se a impressão de que não produzem nada, porém, aqui paira muitos luminares da humanidade como “Jesus, Buda, Voltaire, Roussou, Platão, Sócrates, Dante, Gandhi, Pitágoras, Confúcio, Maomé” e tantos outros que mudaram a concepção de vida social em suas respectivas épocas, aliás, muitos deles foram exatos (ciência exata - matemática), como é o caso de “Pitágoras”, grande filósofo-matemático, ou Tales de Mileto...
Foram homens e mulheres que mudaram o conceito de vida da humanidade.
Quando você pratica um bem, na intenção de filantropia ao seu semelhante, ou faz uma caridade, você pratica o exercício de resolver algum problema do seu irmão, porém, no seu mundo de inconsciência, sua essência lhe diz que irá receber algum bem em troca, e até um bem maior...
Embora você não queira concordar com essa verdade... Então nesse caso você estará dando vazão à hipocrisia...
Nossos pensamentos nos pregam peças.
Às vezes vemos somente aquilo que queremos ver, e aqui encontra-se a maior cegueira humana.
Como é o caso daquele que se torna um beato fanático, abdicando de todos os bens desta vida em troca do paraíso celestial!
Troca que, indubitavelmente é fantástica!
Então o jogo funciona assim: Eu lhe pago para que você resolva o meu problema, e nada mais justo que este fato, e se é um fato, contra ele não há argumento!
“Contra fato não há argumento”.
O pregador religioso necessita da sua conversão, por dois motivos básicos, para que a igreja subsista e ele também, do ponto de vista financeiro-econômico, e para salvar a sua própria alma, já que está investido desta missão.
Tem um terceiro que é extremamente cruel, a vaidade de seu ego, ao dizer suas palavras...
Bem... você não é apenas um resolutório de problemas, e sim um produtor de problemas também, já que você também é um consumidor.
Para que os seus negócios fluam a contento, coloque-se como seu próprio cliente e tente ver com seus olhos e sentimentos, para que possa realmente avaliar suas dificuldades e anseios, e estará no caminho do sucesso.
A recíproca é verdadeira, pois, você somente ganhará fazendo o seu cliente ganhar, esta é a tônica do profissional bem-secedido.

Deixe-me narrar um fato curioso e torto de se resolver problemas, e vou até dar um título à essa narrativa...

O Mudo

Um simples título, mas, com uma longa história sobre um ser humano engenhoso, e cheio de malícia em suas particularidades.
Talvez para não apelar para o mundo do crime, este jovem ser humano apelou à uma criatividade menos dolorosa à sua consciência...
Numa tarde de domingo, dessas que prenunciam a velha segunda-feira, a qual vem acompanhada também da velha síndrome do recomeço de mais uma semana, ouço o sibilar do sino, bem, explico, o respectivo sino era a campainha lá da minha residência.
Vou atender o chamamento e, passo pela minha garagem onde acomodam-se dois carros da família.
Deparo-me com um jovem bem apessoado, porém, emudecido, que me pede através de micagens, mais do que a própria mímica se lhe permitia, um papel e uma caneta, ao entender sua mensagem trouxe-lhe o papel a caneta, então ele escreve seu nome, Marion, e continua escrevendo, pedindo para lavar nossos carros.
Compadecido, notei que ele queria resolver um problema de carros empoeirados e enlameados pelas nossas andanças etc...
Anuí-lhe lavasse nossos autos por um preço justo, e que fora aumentado pela pena que a mim me causou o efebo, (jovem) em sua deficiência verbal.
Muitas outras vezes Marion, aparecera para o já costumeiro trabalho, porém, um dia Marion falou, e fiquei meio baralhado, e até cheguei pensar em milagre... mas, qual nada o jovem esteve simulando aquela situação, que a mim me causou pena e irritação, posto que, nos faltara com a consideração e respeito...
Embasbacado, quis desculpar-se, mas, na realidade pediu-me mil desculpas etc...
Naquele momento, até achei que o ator Marion, se saíra muito bem na sua representação, afinal, aquela atitude era em função de um trabalho honesto.
Porém, diminuía nossa capacidade de altruísta, já que estávamos sendo movido por um sentimento filantrópico em ajudá-lo, e seria uma concorrência falsa, mentirosa do ponto de vista moral do jovem.
Chamei Marion para almoçar comigo, dentro do meu lar, no mesmo momento em que falou descuidadamente o meu nome, pautei-me em nada lhe dizer até almocássemos e, em seguida fomos até a varanda, e sentados confortavelmente, lhe falei:
- Marion, existe desde a antigüidade uma repulsa muito grande sobre a mentira, às vezes hipocritamente, aliás, a hipocrisia é um fingimento, pelo qual se processa a pior das mentiras humanas, porque o hipócrita é cínico e engana-se a si mesmo, e comete uma burrice dupla, até porque “o castigo vem a cavalo”.
- Você, tem alguma religião?
- Sim, eu pertenço a tal religião cristã!
Bem, então vamos pegar o seu manual religioso e, ver o que realmente significa a mentira:

João: 8
44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere [mentira], fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da [mentira].

Marion, entendo sua maneira simpática e inteligente de se fazer passar por mudo, para mexer com nossos sentimentos, porém, essa sua atitude implica em uma grande responsabilidade perante à sua fé cristã, a qual poderá lhe afetar psicologicamente, deixando uma cicatriz no seu subconsciente da qual poderá se arrepender futuramente, já que Deus lhe deu uma boa voz para se comunicar com seus irmãos.
- E, se você fica mudo mesmo?
Porém, quero lhe dizer que somente Deus não mente, e o resto da humanidade vive sob a carga da mentira, somos tremendamente imperfeitos, porém, evite mentir deliberadamente, como bom cristão que o é.

Romanos: 3
4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem [mentiroso]; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

Moral dessa história, Marion, não simule nada que possa desaboná-lo diante de seu cliente, não haverá retorno, a competição é impiedosa e demográfica, há muita gente no mercado de olho no seu ganha-pão, creia, então você está proibido de cometer qualquer erro.
Coloque-se no lugar do seu cliente, e poderá compreender bem o que isso significa.
- Com certeza você deverá ser a sua solução!
Nos dias atuais, você deve ser consultor do seu cliente, e muito mais...
Nunca permita ouvir “não” de seu cliente, entre com algum argumento, impedindo-o de lhe dizer não, deixe o seu produto para ele testar, invente uma história qualquer, mas, não lhe dê nenhum motivo para o “não”.
Se for o caso, lave algum carro de graça, para demonstrar o seu profissionalismo, como se fosse uma amostra grátis do seu bom produto...
O sim, “sim”... esta é a grande conquista do negociador.

Mateus: 5
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; [não, não]; pois o que passa daí, vem do Maligno.

Tiago:5
12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso [não, não], para não cairdes em condenação.

Para você driblar esta situação opositora do seu cliente, terá de ser realmente criativo, nos tempos atuais a criatividade é o ponto culminante do sucesso no mundo dos negócios.
Infelizmente, o jovem Marion acabou desaparecendo, posto que a minha família ficou indignada com o traquinas lavador de carros...

A Empresa do Presente

A empresa do momento, é aquela que deve estar ataviada, de modo que possa apresentar seus dotes dentro do maior ecletismo possível com quem vai se casar, o cliente, aliás, deve estar preparada para uma grande poligamia, note que estamos tratando de fidelizar o cliente, quando estamos propondo um enlace, quiçá, um belo contrato.
Ou seja, o seu visual deve realmente afiançar sua capacidade de gerenciamento perfeito de acordo com o produto que propôs oferecer ao mercado.
Apresentar-se adornada com verdadeira possibilidade de revolucionar os dias atuais, posto que a concorrência está assomando todos os nichos do mercado, portanto, a sobrevivência será daquela que mais fizer para poder equilibrar-se em seus próprios artelhos (uma noiva, hiper-sensual, e bem adornada como manda a elegância deste ritual).
Permanecer equilibrada em seus próprios pés é, a verdadeira frase qualificatória da empresa que, goza de verdadeira saúde, e elegância como “marketing” – chamariz ao desejo da compra de um produto de alta qualidade.
E para tanto, necessário é, que se vele pelo ecletismo empresarial.
Imaginemos então que, todos os funcionários desta empresa estejam preparados como verdadeiros especialistas no segmento que se lhe fizer aprazível...
Ora, ora... a máquina já faz muitos serviços precisos ao bom andamento do mercado na produção de bens de consumo.
A capacidade tecnológica está assustando os próprios cientistas ao terem uma leve persepeção de que estão sendo induzido pela natureza cósmica, ao “inventarem” suas máquinas inexplicavelmente...
Como diria o espírito de gênio: Eureca! – Achei, pois, se achou, apenas achou e nada descobriu, mas, como num passe de mágica elas vão surgindo sistematicamente.
E, assim o mundo sofre transformações radicais.
Para que você entenda melhor este assunto de invenções, ou da criatividade humana, pense um pouco sobre aquele cruciante problema, pelo qual você tenha sofrido um bocado, e num certo momento, sem que você menos esperasse, lá estava ele resolvido, e ele passou sem que você desse conta do fato, porém, amigo, “Contra fato não há argumento”.
Somos na realidade muito inconscientes, aliás, tudo nesta nossa vida é fragmentado subjetivamente, e, quando pensamos saber, ou conhecer alguma sabedoria de vida, aí verdadeiramente vemos que nada sabemos, e que somos teleguiados pelo nosso substrato, que está sempre velando seus feitos de conhecimentos, posto que, poderemos nos dar muito mal ao conhecermos além da nossa capacidade mental.
Vejamos então que, o medo está sempre posto em nosso caminho como uma enorme barreira...
Falemos um pouco sobre o medo:
Indubitavelmente, ele é, o causador de todas as nossas mazelas.
Poderíamos citar uma infinidade de medos nesta nossa escrita, por exemplo o medo de errar.
Neste medo de errar, exerce-se uma vigilância muito drástica sobre o ato de conduzir-se pela vida no seu dia-a-dia...
Podendo-se chegar à autopunição implacável!
- Por que nutrir esse medo?
- Somos seres imperfeitos!
Ao pensarmos na vida e morte, e entendermos esses dois significados de relevada importância no conceito de seres humanos, perderemos o conceito de medo menores, como o de errar...
Na realidade cultivamos o medo do castigo eterno que a nós nos legaram nossos pais em sua mais inocente ignorância...

Este assunto fascinante nos arremete ao sentimento maior, o amor, e quem ama não teme, até porque, quem verdadeiramente ama, não erra, e quem não erra, não deve e “quem não deve não teme”.

Colossenses: 3
14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o [vínculo] da perfeição.

Amar o próximo é o limite de sublimação, porém, temos de amar ecologico e moralmente todos os nossos atos, não atribuindo nenhum prejuízo ao nosso meio ambiente, posto que, de outra forma, estaremos desamando a natureza da qual viverão nossos descendentes, este amor, é sabedoria à nossa posteridade, que é a única verdade que nos restará do futuro na terra.

O nosso plano, ou seja, o mundo no qual vivemos, é regido por dois pólos eletromagnéticos, positivo e negativo, sendo duas formas de energias antagônicas inexplicáveis, que se repelem entre si.
Duas energias que representam problemas e soluções nas nossas vidas, e somente há uma maneira de se conviver com elas, pois, somente através do equilíbrio isto será possível...
Para que sintamos o prazer normal de viver desvencilhado do medo, devemos alterar o nosso estado de espírito, ou estado de consciência, então para se chegar a este estado, tem-se de relaxar os músculos do corpo físico e esvaziar a mente...
Agora começamos chegar ao ponto de equilíbrio, que nos faz deixar o medo doentio...
Existe o “medo” natural, que é o da preservação da espécie, quando nos precatamos contra os dissabores da vida, são os cuidados com nossa vida diária...
Viver de problemas, é inexorável ao ser humano, desde de que nascemos, estamos rodeados de problemas, e nossa mãe genitora, mais a nossa mãe natureza, vão cuidando da gente com muito amor e carinho natural, que é o amor verdadeiro, ou mais próximo dele.
Como uma verdadeira mãe cuida do seu amado filho, assim, nós seres humanos, deveríamos cuidar do nosso dia-a-dia, em todos os segmentos de nossa vida com zelo e carinho... sentindo o verdadeiro prazer de viver...

Bem-estar

Este nosso encontro nos eleva ao grande desejo de se sentir feliz, posto que, esta é a nossa maior intenção, pois, todos os seres humanos correm atrás da felicidade, que é algo inatingível, até porque temos ciência sobre as vidas de muitos nababos, ou de pessoas bem aquinhoadas, ou ricas e famosas, as quais se degringolaram, e muitas foram ceifadas deste planeta terra pelo nefasto ato de se suicidar, mas, o bem-estar é possível alcançá-lo, pouco importando nossa condição de vida ao procurarmos o equilíbrio.
O equilíbrio é, a base da vida humana que busca a felicidade.
Devemos aprender a usar a nossa força interior para nos adaptarmos ao meio em que vivemos, e para isto usamos da prerrogativa de encontrarmo-nos com nossa consciência alterada, e a isto chamamos de estado de espírito, ou estado alterado de espírito.
A prática do relaxamento profundo nos leva ao estado de equilíbrio, portanto, nos desvencilhando do medo.
Todos os nossos problemas estão calcados no sentimento de medo.
Como poderíamos desfrutar de todos os bens desta vida se não tivéssemos saúde, ou a paz de espírito, na realidade, a paz de espírito é a mais exuberante maneira de se possuir o bem-estar.
A fobia generalizada, ou o próprio medo, obviamente nos traz a falta de paz, ora, quem não tem paz, tem medo, e vice-versa...
Passamos muitas horas presos aos nossos afazeres no ambiente de trabalho, a estatística nos diz que, passamos 1/3 de nossas vidas no nosso trabalho, 2/3 do tempo pelo qual passamos acordados também no nosso trabalho, e se pautarmos aos demais afazeres, concluímos que a vida é trabalhosa sobremaneira.
Como amenizar esta situação?
Há somente uma maneira de resolvermos este enigma: gostar do nosso trabalho!
Nem sempre trabalhamos à maneira que desejamos, porém, a nós, nos é inteligente acostumarmos com a idéia de entretermo-nos com nossos afazeres dentro da empresa, que também no seu foro íntimo é, uma verdadeira família...
Então podemos ponderar sobre a verdadeira arte de viver...
Nas nossas pseudos folgas ocupamo-nos em nos divertir, praticando algum exercício mental, ou físico, é exatamente isto que observarmos nas atitudes humanas.
Em outras palavras, estamos todos num eterno trabalhar, porém, ao mudarmos o verbete trabalho para jogo, ou o verbo trabalhar para divertir, começamos aderir à boa idéia de bem-estar...
Estar bem com a vida, independe de onde se esteja, ou no local em que se encontre o abnegado ser vivente deste planeta terra...
Muitos gostam de sentar-se à frente de um monitor e, bastando-lhe um teclado, faz o seu tempo passar despercebidamente como se embevecido adentrasse ao túnel do tempo rumo ao infinito...
Sonhar é, o princípio do bem-estar do homem, posto que, “sonhar é viver”, segundo o antigo ditado popular, podemos até rivalizar esta vida com a vida do sonho e, chegarmos a devida conclusão de que, é de lá que trazemos subsídios para esta vida plasmada.
E, para que se possa sentir o bem-estar do qual estamos tratando, necessita-se de sonhar com o bem, com o ato de amar aquilo que fazemos com mais constância, nada mais, nada menos que o nosso trabalho, na união e respeito pelos nossos colegas.
Jamais sonegue informações ao seu companheiro, ele pode necessitar de você agora, mas, logo mais à frente pode-se inverter os fatos, e você poderá estar necessitando de sua orientação...
Assim parece ser a lei da vida, ninguém é suficientemente independente para poder viver sozinho...
Não inveje a ascendência escusa do seu irmão, tudo tem o seu preço, um dia terá de resgatar o fruto do seu plantio, colherá aquilo que plantar, é o retorno, através da lei universal da ação e contra-ação, causas e efeitos.

Galátas: 6
7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

A desgraça de um, é a alegria de outro.

Num desastre, o ferido é o desgraçado que, todo estropiado, pode alegrar o médico que vai cuidar de sua desgraça, e caso venha a falecer, alegrará o funerário, que irá tirar de mais uma morte, uma porção de grana para seu sustento, e que irá alegrar o marceneiro que fabrica seus luxuosos caixões, e por aí vai...

São males necessários para nossa sobrevivência...

- Por que as igrejas são ricas?
- Porque, aproveitando da dor do irmão que, está necessitado de um apoio moral, dele recebe dízimos e ofertas, para ajudá-lo a sair do mundo de sofrimento e dor, e ir aos braços de Deus, que aliviará seus dissabores.

- O psiquiatra não faz quase à mesma maneira?

Em todas as profissões do homem, vive-se de problemas.

Imagine-se com um dente inflamado, pois, o dentista irá cobrar uma boa nota para aliviar a sua dor, e resolver um enorme problema, pode crer, amigo...

- Se não fosse os problemas, o que você estaria fazendo neste mundo?

- Pois, saiba, você é o grande resolutório de problemas!

Viva de problemas, posto que, aventou-se chamar de problema, a luta do nosso cotidiano, mas, na verdade trata-se de ensinamento através do nosso resgaste cármico, como bem escreveu o apóstolo Paulo aos gálatas, que “haveremos de colher do fruto que plantarmos”.

Os nossos problemas estão aí para serem resolvidos por nós, o grande problema é quando transferimos a outrem, como é o maligno costume do ser humano a começar pelos nossos pais Adão e Eva, lá nos primórdios da nossa criação...

Notemos que, em todos os versículos bíblicos, sempre tem lá os seus problemas!!

Gênesis: 3
13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente [enganou]-me, e eu comi.

Eva, não assumiu sua culpa, transferindo-à serpente, e Adão o fez também com Eva, e assim se “resolveram” os primeiros problemas dos seres humanos através da mentira.
Mentira, até porque, problemas não se resolve com mentira.
Aliás, a mentira é sinônimo de covardia, e de medo.
Além, da mentira ser filha do diabo.

Gênesis: 3
10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava [nu]; e escondi-me.

João: 8
44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e [pai da mentira].

Viver de problemas é, resolvê-los, e tirar proveito disto.
Você já pensou: se sendo médico, não existisse a doença, que é considerada um grande problema do ser humano, como comentamos anteriormente.
- Como você poderia sobreviver dessa nobre profissão?
“A desgraça de um, é a felicidade de outro”!
Aceitemos, ou não... é assim a vida, e isto é fato!
Temos um grande problema, quando não sabemos valorizar as desgraças da vida, para que dela se tire proveito digno.
O maior problema ainda, é colocar este assunte em palavras sem ferir a ética do pensamento ignóbil do ser humano.
Então, a conotação dada à palavra alivia ou sobrecarrega o próprio problema...
O religioso diz que, a trágédia é apenas uma tribulação advinda da parte de Deus, bondoso Pai, para provar a fé dos seus fiéis.
Ou, poderá dizer que é a argúcia satânica para destruir os filhos de Deus.
Ou, acrescentar sobre tudo isto o castigo dos nossos pecados.
Mas, em todos estes acontecimentos, lá está também, o evangelista tirando o dízimo e, vivendo uma vida faustuosa tirada da miserabilidade humana, como diria um velho amigo de minha família: “Você está vivendo uma vida de padre”, porque deduzia ele que, viver como padre, na sua concepção era algo muito bom, posto que o padre tinha uma bela casa, uma bela paróquia, era considerado pela comunidade toda, tinha um belo carro, e alguns menos escrupolosos tiravam partido da mulher do próximo através de seus confessionários.
Como na atualidade se descobre que, na igreja católica existe um contingente de pedófilos, maculando a religião mais antiga dos ultimos milênios.
Até aqui, com certeza estarão os advogados de Deus, ou do Diabo, para defender essa corja degerada, tirando vantagens de seus libidinosos problemas.

Agora, se você não quer ter problemas maiores, procure não pecar, mas, se o fizer, perdoe-se, porque ninguém deixará passar batido, e jamais chore o leite derramado, até porque você terá de resgatar todos os seu atos e fatos inerentes à sua vida.


Condicionado

Somos proteus, que de certa forma quer dizer: “Maria-vai-com-as-outras”, porque somos sugestionados pelas demais pessoas e suas atitudes, posto que compulsivamente copiamo-las, esta é a verdade dos fatos.
A consciência do homem, passa por este crivo, do mesmismo fácil, que deseja poupar o ser humano de pensar...
Pensar, é talvez, a fobia de enxergar o óbvio que não queremos ver, e vamos aos subterfúgios dos nossos vícios, ou erros...

Nos vários livros que ousamos escrever, abordamos sobre filosofia, religião, relaxamento, holística, psicologia, hipnose, neurolingüística, e redundamos muito mais, e agora, estamos tentando escrever uma síntese de tudo, até de assuntos parnasianos, empresariais, enfim tudo aquilo que nos foi possível sintetizar, e que possa trazer boa qualidade de vida humana.

Não acredite aleatoriamente.

Apesar de tudo aquilo que você pensar já existir, porém, nem tudo que existe pode ser bom para você.
Depois de uma boa apreciação, sinta, aperceba-se de que aquilo que lhe for bom, e que pode conduzir-lhe ao caminho do seu bem-estar, então agarre-o, não deixe passar qualquer oportunidade...
Preste muita atenção para que aquilo que lhe seja bom, o seja também a todos os demais seres que vivem próximo de você!
Vigie, e ore pela sua boa conduta.
Fica impossível não falarmos de Deus e seus desígnios nas nossas escritas ecumênicas, então vejamos lá, o que nos disse Jesus:

Mateus: 26
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a [carne é fraca].

Vamos aventar sobre a catarse, ou seja: sobre a assepsia mental, pela qual conservamos os bons pensamentos, do estado de equilíbrio no qual se deve permanecer ao mínimo para se prestar ao bem da humanidade, ou do próximo.
Muitas técnicas existem para se aplicar ao estado catártico, podemos falar do transe, cujo verbete é meio assustador, então podemos mudar para estado alterado de consciência, que também não se ajusta muito bem ao tratamento da alma, ou da mente, este verbete: "alterado" coloca certo medo no ouvinte-leitor...
Temos de usar alguma palavra que mais agrade, talvez, equilíbrio, é isto mesmo, estado de equilíbrio.
Bem, para se chegar ao equilíbrio há de se introjetrar, introspectar-se, ou voltar-se ao universo interior, à essência, alma, mente e outros verbetes subjetivos...
Hipnoterapia, é o assunto, mas, como esta palavra está intimamente ligada ao sentimento tradutório de hipnose, o estigma se aflorece na cabeça das pessoas, logo se sentindo manipuladas, divagando sobre lavagem cerebral, bruxaria, e tantas outras interpretações infundadas, o mesmo sucedendo-se se falássemos de hipnologia.
Há muita fantasia sobre o assunto, muita desinformação, muita pseudo magia, então aqui fica a nossa intenção de desmistificar muitas perguntas que a nós nos são sempre feitas sobre o assunto aqui pautado.
Vamos trocar toda essa confusão pelo simples e glorioso ato de relaxamento consciente, ou meditação consciente, até porque, apenas podemos orientar alguém a meditar, e simplesmente mais nada, o resto fica por conta da subconsciência desse alguém...
Queremos aqui diferenciar a hipnose do relaxamento profundo, ou da meditação, o que acontece é, que há hipnologistas que fazem uso da técnica hipnótica para dar espetáculos, e que por ela pode provar quanto a mente humana é poderosa.
Haja vista, fatos quase impossíveis acontecerem em estado normal a um indivíduo, que após hipnotizado torna-se algo fora de série, ou do comum... e inconsciente.
Já com o relaxamento profundo consciente, o induzido fica-se em estado de vigília, ou em estado de alerta, podendo sentir com mais profundidade a percepção, podemos dizer que, sua percepção torna-se extrasensorial.
Aqui cabe uma explicação, normalmente entende-se por estado de alerta, aquele em que o indivíduo fica extremamente acordado, ou desperto, como na realidade age a maioria do povo da terra nos seus afazeres diários.
Porém, em estado de consciência calma, relaxada, o pensamento é controlado com mais facilidade, até porque, a ausência do maior inimigo do homem, que se chama medo, vem cooperar grandiosamente para uma conscientização profunda.
Funciona mais ou menos assim, imaginemos alguém tentando resolver uma equação algébrica e concomitantemente alguém venha azucrinar essa cabeça já estouvada pelo intrincado problema.
Assim se passa com a nossa mente, ela é algo incompreensível, não pára, corre de um lado para outro, os problemas diários desnorteiam-na, ficando à mercê do deus-dará, age aleatoriamente, e por isso vai tomar atitudes viciadas, dentro do mesmismo do cotidiano, ficando tudo igual e, sem a tão necessária criatividade.
Resumindo, ela age pelo mais profundo estado hipnótico da vida diária, forjada pela visão mental distorcida da maioria.
O vício hipnótico da mídia diária, faz com que ela, a mente pensante, seja interceptada desenfreadamente, daí a salvação que advém do relaxamento consciente, profundo e induzido, e auto-induzido.
A meditação consciente, comparada à hipnose de palco, ou com qualquer tipo de hipnose, traz em si um maior valor, já que o meditador a pratica como num passe de mágica, entrando em estado de consciência meditativa imediatamente, quando se prepara para tal, ou seja, ele é capaz de entrar em contato discreto e direto com a sua essência, que estará sendo orientada por outras formas energéticas, as quais são chamadas por diversos nomes, como energia, amparadores, mentores, espíritos de luz etc...
Realmente quando se relaxa em meditação profunda, a oxigenação do cérebro é mais profunda e eficaz à saúde mental e física, posto que, nada bloqueia a fluidez sangüínea, ou a digestão alimentar, e consequentemente libera os excrementos, que quando impedidos produzem as toxinas, infectando o sangue que, em outras palavras significa a vida humana, sem sangue não existe a vida humana.

START – CLICK – ou simplesmente clique, hei-lo fazendo o verdadeiro milagre!

Digamos, que você esteja dentro de um elevador, ou em qualquer lugar, e simplesmente deseje acionar a sua mente para que entre nesse estado de consciência, você poderá iminentemente usar um pensamento chave, e entrar em estado de consciência equilibrada.
Diante de um eminente perigo, você liga a chave e, torna-se aquele ser consciente e desvencilhado do medo, que é o nosso grande inimigo.
- Isto não é simplesmente maravilhoso?
Muitos religiosos o fazem por vias diferentes, e ganham dianteira com essa mágica, porém, elas são inerentes a todos os seres humanos.
Todavia, muitos religiosos foram à via de fatos, induzidos pelos seus líderes religiosos, e pela lavagem cerebral, caíram no laço do desequilíbrio cometendo o ato escabroso de suicídio em massa.
É, bem por isto, que batemos muito nas teclas do equilíbrio e da consciência.
Não queremos o fanatismo, portanto, optamos pelo equilíbrio e pela alegria de viver consciente, ou seja, cônscios de todos os nossos atos.
Não somos mais crianças, uma criança a quem se diga para não colocar a mão no fogo, e que ela poderá se queimar, é bem possível que ela vá experimentar aquilo que lhe é proibido e, queimar-se-á, pela curiosidade da proibição...
Aliás, pegando o gancho... é bom que nos apercebamos do fato corriqueiro, e bem por isto acontece sistematicamente em todas as famílias que assim agem, pois, proibir um filho enfaticamente, é levá-lo a cometer exatamente aquilo que lhe foi cerceado, creia...
Diga contundentemente a uma filha para não fazer sexo, proibindo-a com severidade, pois, existe um clique mágico em sua mente, que será mais forte do que qualquer proibição e, pronto... o fato estará se consumando.
Esse clique deve ser utilizado para o bem, pois, ele é extremamente enfático e pertinaz, é uma força que concita, impelindo o indivíduo a praticar um ato, voluntário, ou não, como a força do vício, o qual o viciado sabe de sua perniciosidade, mas, não tem o poder de impedi-lo na sua própria auto destruição.
Assim, acontece nas penitenciárias, onde o castigo é feroz sobre os presidiários, cujo corretivo profissionaliza-os peremptoriamente, ou seja, concita-os a vingarem-se até do nada, de tão maldoso que os faz.
Anteriormente, aventamos sobre a hipnose, e surgem muitas perguntas a respeito, como o fato de entrar em transe hipnótico e, não mais retornar, bem isso não é verdade, pois, existe o sono natural, e o induzido que... digamos, seja mais leve, e até mais profícuo do que o sono natural, que a maioria das vezes é recheado de pesadelos.
Quando a hipnose é bem conduzida, nada se há para temer, ao menos que se trate de regressão à vidas passadas, mal orientada, pode traumatizar o induzido, e deixá-lo nauseabundo por alguns dias, e se nos parece que, nada mais assombroso possa-lhe acontecer.
Se o indivíduo hipnotizado estiver muito cansado e necessitado do sono natural, ele poderá dormir apenas, passando do sono hipnótico ao sono natural, e acordar normalmente.

Resumindo: a hipnose é totalmente desvencilhada de qualquer perigo, ratificamos quando aplicada por profissional consciente e honesto.

A hipnose vai agir sobre a índole de cada indivíduo, digamos que, alguém de má índole, sendo hipnotizado por alguém também de má fé, com certeza ela servirá para se fazer o mal.
O hipnotizado tendo aquela empatia com o hipnólogo, irá cooperar, e muito com o hipnotizador.
Vejamos bem, tudo vai depender muito da índole de cada pessoa induzida.
Como já aventamos anteriormente, sobre o suicídio em massa...
Há alguns anos, existiu um líder religioso, que se chamava: “Jim Jones” que convenceu o seu redil, a cometer suicídio em massa, e com ele se envenenaram mil adeptos, salvo erro, ou aproximadamente.
Foi a grande manchete dos jornais mundial, que traumatizou o mundo inteiro.
Na realidade, “Hitler” era um “ariano” (portanto, “religioso”) que convenceu parte do mundo a agir com muita maldade, porém, foi derrotado pelo “bem”.
Quantos déspotas deste mundo fizeram lavagens cerebrais nos seus povos, levando-os às guerras, causando enormes catástrofes aos seus respectivos povos.
Este fator é preponderante para que se entenda uma cadência hipnótica em massa, onde o fanatismo toma conta de todos, então desencadeia a lavagem cerebral coletiva, tornando-se aquela obsessão incontrolável, quiçá, inconsciente coletivo...
Nos dias hodiernos sofremos aquela hipnose americana, que nos ameaça com suas ogivas nucleares, e tira o maior proveito econômico das nações emergentes, não somente da americana, mas, a de todos os povos de primeiro mundo.
Existe pessoa mais sensível à hipnose, porém, todos sem exceção estão sendo direcionados pela hipnose em massa, ou individual, essa é a verdadeira conduta humana.
Geralmente aquela hipnose direta, não atinge os pontos, ou os princípios morais de cada induzido, a personalidade de cada pessoa é quase inviolável, somente com muitas induções poder-se-á mexer com essa parte secreta de cada um, ratificamos aquilo que já relatamos sobre os povos que se fanatizaram por seus malfadados regimes ditatoriais etc...

Na hipnose convencional, ficou estipulado cinco níveis de transe:

01 - Hipnoidal: o corpo fica relaxado e as pálpebras pesadas
02 – Leve: os olhos se fecham e quase não se podem abrir.
03 – Médio: a pessoa fica levemente anestesiada.
04 – Profundo: o induzido fica de olhos abertos sem nada enxergar.
05 – Sonambúlico: o paciente fica plenamente anestesiado.

Na verdade, existem 5 níveis ou etapas de aprofundamento hipnótico:

Chega-se ao impressionante e mais profundo estágio hipnótico, submetendo o paciente à cirurgias convencionais, apenas dispensando o fator preponderante, a anestesia, pois, o operado nada sente no ato cirúrgico com benefícios espetaculares, livrando-se das mazelas, como ataque anafilático, hemorragias, e tantas outras complicações e, chegamos a pensar o porquê da medicina não usar essa técnica...
- Seria por alguns interesses econômicos?
- Ou, mostraria a fragilidade da ciência médica convencional?
A aplicação da hipnose, é simplesmente fantástica!
Ela pode realmente fazer muito para qualquer tipo de doença, desde uma doença de pele, obesidade, gagueira, sistema nervoso debilitado, depressão, combate aos vícios, traumas, frustrações, angústias, pânicos, frigidez, chegando ao ápice da regressão à vidas passadas etc...
As vertentes condutoras da aplicação hipnótica são infinitas.
Vamos pensar em duas maneiras de classificar a hipnose do ponto de vista do hipnólogo:

A – Consciente
B - Inconsciente

A - Consciente é a hipnose aplicada e literalmente entendida, quando o hipnologista propositadamente a pratica com fins específicos, prevendo: começo – meio e fim...
A exemplo de alguém que deseje, ou tenha a necessidade premente de emagrecer.
No caso daquela pessoa que esteja em depressão.
Até no caso de uma cirurgia, que obviamente deverá ser aplicada pelo médico.
Ratificamos a sua aplicação é desmesurada.

B – Esta é a mais perigosa hipnose, aquela que cega, e que é retransmitida inconscientemente por toda a massa humana.
Peguemos como exemplo um líder religioso que leve seu redil à via de fatos, como temos inúmeros casos, onde o líder religioso leva pela sua indução hipnótica dezenas e até centenas de fiéis ao suicídio, que aqui, é de bom alvitre dizermos: genocídio.
Estamo-nos sugestionando inconscientemente a todos que nos rodeiam, e sempre a nossa palavra deve ser a última, com imposição sutil, ou truculenta.
A sensura é, algo abominável ao mundo jornalístico, porém, se ela existe, é porque também existe o grande perigo da palavra!
Gostamos, e temos a necessidade da interação, e ao interagirmos, estaremos influenciando e sendo influenciados, e para isso vivemos em clã desde os primórdios da humanidade.
- O que leva a massa a gostar, e gastar alucinadamente, somente para olhar, e ouvir comentários sobre alguns homens correndo atrás de uma simples bola de couro dentro de um gramado qualquer?
- Que fascínio é esse?
Muitos vão à raia da insanidade, matando, ou morrendo pela lavagem cerebral que foi feita em sua personalidade, e vamos esclarecer, gostamos todos de futebol, porém, "contra fatos não há argumentos".
Vamos exagerar um pouco com a natureza animal, ela colocou-nos frente ao sexo, e aqui existe o contundente fator hipnótico humano, a libido, e por ela o desejo incontrolável que hipnotiza a humanidade, que não pára de crescer desenfreadamente, trazendo o caos ao planeta azul.
Falamos e falamos artesanalmente, cientificamente, aleatoriamente, conscientemente, inconscientemente, e nada conseguimos explicar com objetividade, apenas a subjetividade prevalece nas maiores inteligências humanas.
E, aqui se nos parece que a natureza quer exatamente isto, que através do desejo sexual, venhamos crescer e multiplicar para encher a terra, como podemos ler no livro eclesial a Bíblia no qual grafa-se incondicionalmente as palavras de Deus quando criou a terra e nela o homem, segundo a religião:

Gênesis: 9
1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e [multiplicai]-vos, e enchei a terra.

A mídia é a grande propaladora deste fetiche natural, o corpo humano, ele é desmesuradamente usado, e nos dias atuais até abusado, fazendo-se sexo explícito visto por milhões de seres humanos, e na seqüência as propagandas, associando a ela o produto erótico, ou um auto, ou uma caixa de fósforo, e com isso tudo o ser humano que vive no pauperismo deixa de comprar o leite para o filho para gastar o seu minguado salário com objetos banais.
Uma observação: no mesmo canal religioso, passa-se a mais desvalada pornografia!
Então... antes de se fazer crítica à hipnose propriamente dita, deve-se ver quantos seres humanos estão sendo usados, pela hipnose da crueldade mercantilista dos homens de negócios.
Relembremos do Nazismo, que loucura foi aquela grandiloqüente hipnose, fatídico e macabro aliciamento mental do povo ariano e de outros povos, quando um ser de minúscula importância, um forasteiro advindo da Áustria surge para desvirtuar essa admirável raça humana de primeiro mundo, e pela hipnose dominou seres aculturados escravizando-os aos seus malfadados desígnios.
Este exemplo serve perfeitamente para analisarmos a nossa grande fragilidade mental.
O que pode levar uma insignificante e desprezível criatura como "Adolf Hitler" a ter tanto carisma, e levar a hecatombe uma massa cegada pelas suas palavras esganiçadas, timbrando aos ouvidos de pessoas inteligentes?
Quantos são nomeados virtualmente rei disso, e rei daquilo, para que por este verbete seja admirado e passe a induzir hipnoticamente o povo para tomar sua atenção e seu dinheiro.
Que benemérito pode trazer, alguém que se enriquece pela fama de ser um astro televisivo, enquanto a miséria humana solapa a vida de velhos, jovens e crianças que em certos lugares morrem à míngua?
Somos povo, portanto, podemos tecer aqui uma autocrítica enfática, somos realmente cegos, dependentes e ignóbeis, e pagamos alto preço pelos nossos vícios de nos ligarmos ao nada, ao "virtuosismo virtual" e a panacéia está pronta para "sanar todas as nossas doenças", como somos realmente ignorantes.
Vejamos então, o poder da hipnose em massa, haja vista muitos javardos (porcos), que chafurdam (afundam) na lama da iniqüidade, a exemplo de muitos “isentos” da lei, até porque são eles que as criam, para estarem "bem com a vida e com o povo" – nossos grandes algozes, os verdadeiros criminosos do crime de colarinho branco, são nossos magarefes e, caso você não conheça esse verbete, ele quer dizer: matador...
Saindo fora do assunto, aqui fica apenas um indignação do autor:
"Deus existe"!
Falemos da hipnose benéfica e natural, aquela aplicada na maioria das vezes pela nossa inocência paterna, que nos deixa por herdade a personalidade de toda uma árvore genealógica, e que faz parte da nossa evolução!
Lemos em algum lugar, algum sábio cientista explicando que, alguma parte do nosso cérebro, ou algum canto dele é afetado pela sugestão visual, auditiva, etc...
Como caga-regras podemos afirmar que a mente está no cérebro, ou na alma, ou na consciência, ou sabe-se lá no que...
Como aventamos anteriormente, "explica-se pela mais profunda subjetividade" – são eles hipnotizados para bostejarem aquilo que lhes repassaram e, assim temos um bando de papagaios dizendo tudo e explicando nada, talvez por isso eles usem o bom-senso ao defenderem teses, com todo o respeito e desculpas que rendemos aos doutores.
Aqui vai uma adenda de justiça, aos doutores nossos louros, haja vista a ciência com seu lado eficaz e humanitário, como na medicina, pela qual tem feitos formidáveis à saúde humana!
Vamo-nos aprofundando nessa força sensacional e admirável, a hipnose.
Falemos então da chamada anamnese, e já entramos na regressão hipnótica, pela qual vasculha-se o passado do induzido que, proporcionará a cura de seus traumas, que acaba somatizando e depauperando a saúde psicossomática do indivíduo.
Nesse caso, o terapeuta terá de possuir o bom-senso de apenas ouvir o paciente, para que o problema possa ser solucionado à maneira amena e sem trauma, dando total liberdade ao induzido para que vá discorrendo seus problemas, em desabafos terapêuticos.
Se o indutor, conduzir demasiadamente a hipnose, poderá criar um mundo imaginário ao induzido, e, deixando que ele, o induzido, relate suas experiências, poder-se-á avaliar a realidade dos acontecimentos anteriores, que estão afetando o dia-a-dia do induzido.
Aqui vale registrar os exemplos anteriores, pois, se a massa é manobrada pela sugestão hipnótica, imaginemos então alguém que interaja pessoalmente com outro alguém, fora dos escrúpulos da ética humana.
A coação, faz com que o indivíduo passe a crer nos desígnios de seus déspotas, até porque é uma forma de facilitar a vida, já ouvimos a frase:
" Se você não pode com ele, junte-se a ele".
Quando um pai fustiga, ou açoita um filho, o inibe pelo medo hipnótico truculento.
Ou, quando faz a famosa chantagem emocional.
São formas hipnóticas de condicionamento humano.
Bandidos versus policiais, além da truculência, aqui mais do que em qualquer caso exerce um poder hipnótico, ainda que muito deformado, o que é uma pena...
Essa técnica de hipnose foi usada por "Freud" e, depois abjurada por ele...
Ninguém sentir-se-á confortável ao relembrar de seus sofrimentos, daí encontrar a resistência nos pacientes, que inconscientemente às vezes são refratários à indução, porém, não possuem o arbítrio de não serem sugestionados, todos nós o somos!
Ao se deparar com seus traumas regressivos, por si só, começa haver a libertação de suas amarras, que prejudicam tantos seres humanos.
Sem ousarmo-nos à chatice, rivalizamos: os profissionais que se dizem os donos da verdade, afirmando que são autoridades máximas no assunto, e que há grande risco nos leigos etc...
Bem... citamos a mídia, e outros líderes expressivos atuarem sobre a humanidade, ao mesmo tempo em que profissionais da respectiva área (médicos) cometem suicídios, ou fazem largo uso de drogas e outros pormenores, então perguntamos:
- Cadê suas autoridades profissionais?
- Onde encontram-se seus equilíbrios?
Bem... criticar é muito fácil, mas, em tudo nesta vida há de se usar o consenso, a ética, o bom-senso para se chegar perto do equilíbrio.
A necessidade premente é a maior condicionadora da mente animal, portanto, aliciadora hipnótica da sobrevivência humana.
Um animal silvestre que, tem seus recursos naturais de sobrevivência, pode ser facilmente condicionado a visitar diariamente o nosso quintal, bastando existir o animal, o quintal e o homem para agir com o condicionamento degustativo, a saber: colocando o alimento preferencial ao respectivo animal em determinado local propício, a partir das primeiras vezes, o bicho passa a vir buscar o seu fácil alimento, poupando-lhe outros trabalhos.
A facilidade, é o maior elemento condicionante do mundo terreno.
Como se comparássemos dor ao prazer, com certeza todos preferem o prazer.
E, é exatamente isto, que está acontecendo com a humanidade e suas parafernálias, ferramentas automatizadas para se fazer qualquer trabalho, eis a hipnose conveniente criada cada vez mais pelo homem.
- Quem não sente-se eufórico, diante de um auto importado da mais alta tecnologia?
Embora, esse alguém possa até cometer seus despautérios com esse bem, quiçá, um suicídio...
- Já que somos condicionados à bel-prazer de outrem, então... por que não hipnotizarmo-nos a nós mesmos?
Vamos aventar sobre a auto hipnose, esta técnica confunde-se com a meditação projetiva a qual comentaremos logo mais... porém, pode ser uma auxiliadora...
Pela auto hipnose é possível um condicionamento pessoal, e que seja correto, dependendo que como o auto-induzido pense, se pensar sadiamente, sem a menor dúvida logrará grande êxito em sua meta.
Antes de adentrarmos em tão importante assunto, vamos aventar sobre o mais importante de todos, que é sobre a nossa mente, ou a nossa maneira de pensar.
Controlar o nosso pensamento, já poluído pela hipnose global, não é tarefa fácil, portanto, tendo sofrido infindáveis condicionamentos desajustados pelos nossos ancestrais, estamos condicionados à compulsividade incontrolável, daí o sério problema de aquietar a nossa mente, até pelos problemas emergentes em nossas vidas.
Porém, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
E, quando citamos os profissionais da área, não o fizemos por nenhum despeito, troque-se aqui, até para dar rima parnasiana: despeito por respeito! – Quisemos exemplificar que os aculturados senhores não agem pelos seus conhecimentos, e sim pela sua compulsividade, haja vista padres pedófilos, pediatras pedófilos, médicos assassinos e esquartejadores, para não falarmos de outros profissionais mais passíveis ao crime, como é o caso da polícia ao trocar de lado, passando para a criminalidade etc...

AUTO HIPNOSE

A auto hipnose é realmente eficiente quando o indivíduo entrega-se à sua prática, pois, o desejo é algo poderoso, quantas vezes já ouvimos a frase:
"Querer é poder".
Muitas pessoas tornaram-se bem-sucedidas pela auto sugestão, crer é o motivo maior para se alcançar o sucesso em todos os seguimentos de nossas vidas, e aqui começamos com a auto hipnose mudando nossos hábitos, modificando nossa vida, portanto, trazendo-nos muitos bens, principalmente os psíquicos...
Esta técnica é uma maneira de se ajustar ao meio no qual se vive, para se poder suportar o estresse do mundo atual.
As agruras são muitas, e não vamos ser hipócritas, a situação caótica da nossa sociedade está bem aí na nossa frente, somente não enxerga quem não quer, e aqui vai uma crítica contundente:
"o pior cego é aquele que não quer ver"...
Sem desvirtuar o assunto, já em 1932 um escritor inglês, escreveu coisas estarrecedoras do nosso futuro, o famoso; Aldous Huxley, com o título de: "Admirável Mundo Novo".
Um livro apocalíptico, que descreve sobre clonagem humana, e muitas "maravilhas" da ciência.
Surge na atualidade a Tecnologia da Informação, algo que pode ser muito útil, porém, assustador, já que por ela podemos ser vigiados nas mais absurdas situações, portanto, aqui fica estampada a mais cruel maneira de cercear a liberdade do homem. Os poderosos estarão tolhendo a nossa maneira até de pensar futuramente, esperamos que os céus nos protejam de tal desgraça.
As drogas estão avassalando as mentes mais privilegiadas do planeta, a exemplo da classe médica, e outras classes de primeira linha, estão entregando-se aos seus efeitos alucinógenos, e assim sendo, nada podemos esperar de bom dos homens eruditos desta terra, aliás, ratificamos: eles realmente carregam em si a mais ignóbil forma de ignorância, para sermos bem pleonásticos.
Estamos comparando a vida humana virgem, aquela de quando aqui se chega com a fabricada pela hipnose, prestemos atenção e veremos que a lavagem cerebral, nada mais é que a verdadeira hipnose em massa.
Vamos pensar no condicionamento que a nós se nos impuseram, a começar pelo aconchego de nossos lares, ao ligarmos o rádio, televisão, Internet e outros artifícios eletrônicos deparamos com a mais pura lavagem cerebral, que a nós se nos impõem... e vamos além, quando compulsivamente compramos nossos alimentos nos supermercados, cujos alimentos podem conter algum ingrediente condicionador de nossa saúde psicossomática, como realmente o são todas as bebidas classificadas como alcoólicas...
- Estamos mentindo?
O condicionamento é tal que, a nós nos pregam enfaticamente, aliás... obrigam-nos a ir à escola, e as particulares são as mais visadas, as quais tornaram-se meios mercantilistas para se tirar dinheiro dos pais tacanhos, que estão com suas mentes estouvadas, não se apercebendo de que estão empurrando seus filhos aos antros de tráficos de drogas.
Esses são os lugares onde se aprendem as boas coisas da vida?
Aqui vai um ajuste, salvem-se as exceções!
Estamos num mundo bélico, onde vestimos uma farda virtual, e temos de ser iguais, até porque, se assim não fosse, não teríamos a menor chance de sobrevivência.
Cadê a nossa liberdade?
A promiscuidade entrou de sola, veio para desregrar a vida de todos, e com essa mazela social depauperou o planeta, com as doenças venéreas e contagiosas.
Na realidade... nada mais legal do que a verdadeira liberdade consciente, posto que, ela representa a auto disciplina, que é a consciência de respeitar o direito do próximo.
Podemos constatar os jogos implantados nos nossos computadores, aliciando a mente de nossos filhos, o seu condicionamento é de tal monta que ficamos estarrecidos, conhecemos jovens com suas mentes tisnadas no tocante à realidade de suas vidas, seus subterfúgios estão nesses vídeos games, talvez sejam piores do que os narcóticos na indução da maldade...
Aqui aplica-se a hipnose subliminar que sutilmente desvia a mente infantil, condicionando-a pelo resto de seus dias, sempre voltada ao consumismo.
Desculpem-nos nossos irmãos, respeitáveis religiosos, mas, não é exatamente isso que acontece com as milionárias seitas religiosas, que nada produzem, e são isentas de impostos, e por tudo isso que fazem, recebem a gloriosa fortuna de seus miseráveis fiéis?
Cada vez mais, vão tomando o nosso direito de livre-arbítrio, se nos parece que doravante não mais pensaremos, e sim seremos pensados.
Qual o tipo de seres que seremos?
Zumbis do futuro?
Máquinas, um misto de máquinas humanas?
Com certeza todos estes fatores estão intimamente ligados à nossas vidas pregressas, e bem por isso passaremos a comentar sobre a regressão hipnótica.
A bem da verdade, quando se usa um termo muito atual, a Neurolingüística, na realidade usa-se a hipnose subliminar, com sua peculiar sutileza.
O que é uma programação neurolingüística, a não ser um condicionamento mental?
Pela PNL tenta-se explicações pelos neurônios mentais, de neurotransmissores avaliados pelo eletroencefalograma...
A lingüistica, envolve a fala, som musical e qualquer ruído que possa condicionar a mente ao estado hipnótico.

REGRESSÃO HIPNÓTICA

Bem... vamos à regressão hipnótica, que é o estado alterado de consciência do induzido, lembrando de fatos passados, desde a sua mais tenra idade.
Esta técnica regressiva se for bem aplicada pelo terapeuta, traz a cura das neuroses, que a pessoa sofre pelos traumas causados na sua infância.
Achamos de bom alvitre tratarmos esta condição terapêutica de hipnoterapia, onde o induzido não fica plenamente conduzido pelo indutor que, se abstém de escarafunchar a vida pregressa do paciente, apenas esperando que este o faça pela sua livre espontaneidade...
O paciente sendo livre para narrar os acontecimentos de forma semiconsciente, acaba encontrando-se com seus traumas, e superando-os, com a orientação do terapeuta que lhe mostra que, aquilo não mais existe, é coisa do passado, e não do presente momento, e somente pelo simples fato dessa simplista revelação dá-se a cura, enquanto, muitos pacientes gastam fortunas com profissionais da área por longos anos e, nada obtém em troca, ficando impregnados com os mais modernos barbitúricos... apenas gastam suas fortunas...

TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

A TVP – Terapia de Vidas Passadas, tem se prestado com muita eficiência na cura de muitos pacientes depressivos, porém, há de se exercer essa atividade com muito equilíbrio e consciência como tudo na vida...
Que a sua vida seja um mar de tranqüilidade, através do relaxamento consciente... assunto que estudaremos numa próxima oportunidade...

Despnotize-se

O mundo hodierno, está cada vez mais subliminar, feito ao “Grande Irmão” é uma espécie de grande máquina condicionadora de mentes humanas, que faz de tudo para emaranhar-nos em suas teias de consumismos fatais.
A música é a grande condicionadora do homem, se analisarmos bem, vamos encontrar nas danceterias certo tipo de música aliciante, desnorteante, e que mexe com o miolo mole da juventude dependente de algum vício, de droga e outros mais.
A fuzarca, é sempre feita sob o som estritende de música, ou gritaria, o silêncio não combina com esse pessoal.
Não temos nada contra o divertimento humano, conquanto deve ser bem conduzido para que se evite maiores dissabores, que pode até chegar à raia da insanidade mental.
Somos moldados conforme o nosso meio-ambiente, somos mais ou menos a réplica de nossos pais, e amigos, enfim, de quem sofremos nossos condicionamentos mentais, que formam a nossa personalidade, a escola dos nos primeiros anos de estudantes também sofremos muita influência.
É o nosso coleguinha mais abastado, cujos bens materiais, podem nos frustrar, enfim, são tantos os meios que podem nos desequilibrar, porém, quando chegamos a uma certa idade, e podemos vislumbrar a pequenez desta vida, assentamos o nosso pêlo, e nos contentamos e agradecemos àquilo que temos.
Podemos então, ver pessoas aquinhoadas infelizes, e possoas dentro do mais puro pauperismo, felizes, ou ao contrário também.
Ser feliz é, estado de espírito.
Somente alcalça este estágio de evolução, aquele que realmente está feliz com o nada, e com o tudo.
Quantas vezes ouvimos frases como estas: “Tanto faz dar na cabeça, como na cabeça dar” – “Tanto fez, como tanto faz”.
Aqui existe uma sabedoria popular, o povo que sofre com a luta da vida, se diverte muito com as igrejas, com os carnavais, e por aí vai... sempre existe um subterfúgio ao ser humano, “Deus dá o frio, conforme o cobertor”.
Viver, é ter proplemas, para serem resolvidos, como já aventamos sobre este assunto.
Imagine-se um atleta, portanto, você tem um certo desgaste físico e cansaço natural dos seus treinamentos, porém, tanto trabalhando duro, como descansando relaxadamente você se sente bem, até porque o cansaço, e o descanso fazem parte do contexto.

O nosso corpo tem seus recursos naturais, pois, podemos nos acostumar com quase todas as situações, isto até se nos parece impossível, porém, não é, temos elementos químicos e ansiolíticos, calmantes naturais, que nos dá o prazer após, determinado esforço.

É, uma questão de entrar no clima, e depois, torna-se algo normal e rotineiro.
A nossa mente é poderosa, em seus recurso, podendo nos levar até ao desmaio, para nos livrar de alguma dor insuportável.
E, a bem da verdade o derradeiro recurso de nossos corpos é a morte, a famigerada morte, que não passa de mais um simples nascimento na eternidade.

Que a miseridórdia divina acampe no nosso coração!

Quantas vezes, ouvimos esta verdadeira frase: “Deus dá o frio, conforme o cobertor”.
Antecipamos sempre os nossos sofrimentos, ou sofremos antes do tempo, às vezes, nem vamos passar pelo suposto sofrimento, quando já o sofremos, e às vezes duramente, quantos seres humanos preocupados com o dia de amanhã, ficam em cadeiras de rodas, por um derrame cerebral, porque não teve a capacidade de suportar apenas o pensamento de expectativa de algum sofrimento, ou pelo infarto fulminante que o leva a óbito etc...
O negócio, começa mais ou menos assim, você com muita luta consegue aquele seu almejado emprego, muito bem, até aqui, nada demais, você se sente um vitorioso, mas, para manter esse seu valoroso emprego, são outros quinhentos, então você começa a enxergar aqueles líderes da empresa sendo despedidos por um milhão de motivos, e você se coloca na expectativa de que vai lhe acontecer também...
Mas, você se esqueceu de que nada é eterno nesta vida de pobres mortais, um dia sofreremos muitas metamorfoses, e isto faz parte de nossa evolução extra-sensorial.
Não podemos valorizar sobremaneira esta vida, e se formos inteligentes, preocuparemo-nos somente com o presente, haja vista que pouco sabemos, ou nada sabemos do nosso futuro, pois, também já ouvimos este ditado: “O futuro a Deus pertence”.
Essa preocupação com o dia de amanhã, faz muitos passarem maus bocados na vida, então vamo-nos atinar às palavras de Jesus, quando disse para olharmos os lírios dos campos, que não necessitam de se preocuparem com a sobrevivência:

Mateus: 6
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os [lírios] do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

Lucas: 12
27 Considerai os [lírios], como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

O que se nos parece difícil, é colocarmo-nos no lugar de uma vida vegetal, aparentemente inanimada, talvez este simples fator nos cause certa espécie, principalmente sobre a nossa mente oculta, o nosso inconsciente.

Porém, queiramos, ou não, nada vai mudar o curso da história, a não ser a nossa sabedoria, ou a nossa conscientização de aqui estarmos para resgatar nossos carmas.

Realmente, vamos colher do fruto que plantarmos, isto é ponto pacífico, este fato é inexorável, nada pode mudar este fator da nassa conduta sobre a face da Terra.

Gálatas: 6
7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Existe muito prosaísmo referente à nossa conduta, ou santidade, ou maldade, honestidade, porém, o que não queremos ver é a realidade das leis naturais, como disse e provou o cientista: “para cada ação, uma reação”.
Para cada espécie de planta plantada, a mesma espécie será colhida.
Não podemos ver nascer gatinhos do ventre de uma cadela.
Ou cachorrinho do ventre de uma gata.
Assim se assemelha o nosso nascer e morrer, a cada segundo em que estamos por aqui, ou não, sofremos transformações alucinadas a todo instante, nossas partículas morrem ou se renovam, até que um certo momento, tudo cesse por aqui ao menos, porém, nossos bons e maus pensamentos, nossas intenções continuarão vivas pela eternidade afora, acompanhando-nos como nossas pretoras máximas, equilibrando o nosso substrato, ou a nossa essência etérica.

Seja feliz e, Viva de problemas...

Pense sobre isso!

AUTO-AJUDA

Copyright by jbcampos